Folha de S. Paulo


Lodeiro é convocado pelo Uruguai, e Corinthians tem mais um desfalque

Corinthians, São Paulo e Vasco 'ganharam' nesta quinta-feira (21) um desfalque para a sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

O meio-campista corintiano Nicolás Lodeiro foi convocado pelo técnico da seleção uruguaia, Óscar Tabárez, para os amistosos contra Japão e Coreia do Sul, no dias 5 e 8 de setembro, respectivamente.

Lodeiro é o quarto jogador do Corinthians convocado para uma seleção. Antes, o zagueiro Gil e o volante Elias foram chamados por Dunga, enquanto o atacante Guerrero acabou selecionado pelo Peru.

Os jogadores devem desfalcar a equipe paulista em três partidas: contra o Bragantino, no confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (3 de setembro), e em duas rodadas do Campeonato Brasileiro, diante de Criciúma (7) e Atlético-MG (11). O Corinthians chegou a pensar em pedir o adiamento dessas três partidas, mas desistiu.

Já o São Paulo, que já havia cedido Ademilson para a seleção brasileira sub-21, viu o lateral Alvaro Rodriguez engrossar a lista de Tabárez.

O Vasco teve o goleiro Martín Silva chamado para os amistosos.

O calendário do futebol brasileiro continua sem ajustes nas datas Fifa, o período, normalmente de dez dias, que a entidade reserva mensalmente para jogos de seleções. Na Europa, os principais torneios são interrompidos.

Até 25 jogadores, entre titulares e reservas, desfalcarão seus clubes por duas rodadas do Brasileiro da primeira divisão em setembro devido a jogos de seleções -16 para o Brasil e o restante para times de outros países.

Além dos jogadores convocados, o clube alvinegro também perdeu o zagueiro Cleber, mas em definitivo, já que ele foi negociado com o Hamburgo, da Alemanha.

A única boa notícia para o técnico Mano Menezes chegou na quarta-feira (20), quando o atacante Ángel Romero não foi convocado pelo Paraguai que enfrenta Ucrânia (3 de setembro) e Emirados Árabes (7) em amistosos.

Isso faz com que o Corinthians possa escalar o atacante no período em que terá mudanças em todos os setores da equipe.

Na convocação uruguaia, a novidade foi a não convocação de Diego Forlán, eleito o melhor da Copa de 2010. Luis Suárez, suspenso, também ficou fora.

VEJA OS CONVOCADOS DO URUGUAI

GOLEIROS: Fernando Muslera (Galatasaray, Turquia), Martín Silva (Vasco); Rodrigo Muñoz (Libertad, do Paraguai) e Martín Campaña (Defensor Sporting, do Uruguai)

DEFENSORES: Diego Godín (Atlético de Madri), José María Giménez (Atlético de Madri), Sebastián Coates (Liverpool, da Inglaterra), Emiliano Velázquez (Danubio, do Uruguai), Martín Cáceres (Juventus, da Itália), Maximiliano Pereira (Benfica), Jorge Fucile (Nacional, do Uruguai), Alvaro Pereira (São Paulo), Mathias Corujo (Universidad de Chile), Matías Aguirregaray (Estudiantes de La Plata, da Argentina) e Alejandro Silva (Peñarol, do Uruguai)

MEIO-CAMPISTAS: Egidio Arévalo Ríos (Tigres, do México), Walter Gargano (Parma, da Itália), Alvaro González (Lazio, da Itália), Diego Laxalt (Empoli, da Itália), Camilo Mayada (Danubio), Jorge Rodríguez (Peñarol), Nicolás Lodeiro (Corinthians), Cristian Rodríguez (Atlético de Madri), Giorgian De Arrascaeta (Defensor Sporting, do Uruguai)

ATACANTES: Christian Stuani (Espanyol), Diego Rolán (Girondins, da França), Jonathan Rodríguez (Peñarol), Edinson Cavani (Paris Saint-Germain), Abel Hernández (Palermo, da Itália)

Paulo Whitaker - 19.jun.2014/Reuters
O meia uruguaio Nicolás Lodeiro durante um jogo da seleção uruguaia
O meia uruguaio Nicolás Lodeiro durante um jogo da seleção uruguaia

Endereço da página:

Links no texto: