Folha de S. Paulo


Brasil bate China e consegue primeira vitória na fase final do Grand Prix

Divulgação/Fivb
A atacante Jaqueline tenta passar pelo bloqueio de Zeng, da China
A atacante Jaqueline tenta passar pelo bloqueio de Zeng, da China

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a China nesta quinta-feira (21), por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/20 e 25/21, no Japão, e conquistou a sua primeira vitória na fase final do Grand Prix.

O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, que precisou de uma hora e 24 minutos para derrotar as chinesas, se recupera assim da derrota sofrida na quarta-feira (20) para a Turquia, no jogo de abertura da fase final.

"Ainda cometemos alguns erros, mas o nosso passe e a marcação de bloqueio evoluíram. Esse é o caminho que precisamos seguir, sempre ajustando e melhorando nosso jogo", disse Guimarães após o fim da partida.

"Estamos sem muito tempo para treinar em função do horário das partidas, portanto foi importante mostrarmos uma recuperação rápida depois de uma derrota como a de ontem", analisou.

Maior pontuadora do jogo ao lado da ponteira Fernanda Garay, com 15 pontos cada uma, a atacante Jaqueline foi eleita a melhor jogadora em quadra.

"Temos que ser fortes nesses momentos. A partida de ontem foi atípica e, apesar de tentarmos, o nosso jogo não funcionou. Hoje, colocamos a cabeça no lugar e sabíamos da importância desse confronto para o restante do campeonato. Fizemos uma boa partida e espero que daqui para frente as vitórias continuem saindo. O time jogou com alegria e estava mais solto em quadra", disse Jaqueline.

Com a vitória, o Brasil se mantém na briga pelo título da competição. De acordo com o regulamento, as seis seleções classificadas para esta fase final se enfrentam em turno único. O time que somar mais pontos conquista o título.

A equipe de Guimarães assumiu a segunda colocação na fase final com quatro pontos –dois a menos do que o Japão. Com isso, o Brasil depende apenas dele para ser campeão, já que ainda enfrenta as japonesas.

O próximo desafio da seleção é nesta sexta-feira (22), às 3h (de Brasília), contra a Bélgica, que já soma duas derrotas nesta fase final –para China e Rússia.

"Será um jogo difícil. Mesmo tendo perdido as duas primeiras partidas, elas vão vir com tudo para tentar a primeira vitória numa fase final do Grand Prix", disse Jaqueline.


Endereço da página:

Links no texto: