Folha de S. Paulo


Clubes podem perder 25 jogadores devido a partidas de seleções

Até 25 jogadores, entre titulares e reservas, desfalcarão seus clubes por duas rodadas do Brasileiro da primeira divisão em setembro devido a jogos de seleções –16 para o Brasil e o restante para times de outros países.

Até o fim do ano, serão mais quatro jogos da Série A em que haverá perda de atletas devido a amistosos, dois em novembro, na reta final da competição –os times também perderão atletas na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

O calendário do futebol brasileiro continua sem ajustes nas datas Fifa, o período, normalmente de dez dias, que a entidade reserva mensalmente para jogos de seleções. Na Europa, os principais torneios são interrompidos.

Editoria de arte/Folhapress

Para os clubes que têm jogadores que servem à seleção brasileira, os desfalques aumentaram com relação a anos anteriores porque até 2016 a CBF fará duas convocações por data Fifa até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Dunga chamará 22 atletas para o time principal, que terá as Eliminatórias para a Copa de 2018 como prioridade; Alexandre Gallo, outros 22 para a equipe olímpica.

Nesta data Fifa de setembro, com as duas seleções já montadas, a equipe de Dunga terá seis atletas que atuam no Brasil, de quatro equipes diferentes, para os amistosos contra Colômbia (dia 5 de setembro, em Miami), e Equador (dia 9, em Nova Jersey).

Gallo chamou dez jogadores de oito times para três amistosos, entre 1 e 10 de setembro, no Qatar.

O Cruzeiro, líder do Brasileiro no início da 16ª rodada, foi o mais prejudicado ao perder os meias Everton Ribeiro e Ricardo Goulart para a equipe principal, o volante Lucas Silva e o atacante Alisson para o time olímpico e o reserva Samudio para o Paraguai.

Eles não enfrentarão o Fluminense, dia 7 de setembro, no Rio, e o Bahia, no Mineirão, dia 9. Ainda perdem o confronto do dia 3 de setembro ante o Santa Rita, em Maceió, pela Copa do Brasil.

"Não pediremos adiamento dos jogos ou que sejam desconvocados. Sempre esperamos que nossos atletas estejam na seleção. Montamos um elenco forte por isso", disse Guilherme Mendes, diretor do Cruzeiro.

O Corinthians, que terá o volante Elias e o zagueiro Gil na seleção do Brasil, o atacante Guerrero no Peru e provavelmente Lodeiro no Uruguai, pensou em pedir o adiamento de três partidas –duas pela Série A e outra pela Copa do Brasil– mas desistiu. O Inter tem três atletas, dois reservas (Otávio e Gilberto).

Para 2015, a CBF elaborou um calendário que confirmou as férias (30 dias) e aumentou a pré-temporada (25 dias) para os atletas, mas manteve jogos do Nacional durante a Copa América e as datas Fifa.

CALENDÁRIO SELEÇÕES X CLUBES

EM 2014

Jogadores deverão desfalcar times em até seis jogos do Brasileiro nas três datas Fifa.

Jogos de destaque nos períodos: Fluminense x Cruzeiro (em setembro), Corinthians x Cruzeiro (em outubro), Santos x Cruzeiro (em novembro).

EM 2015

A Copa América do Chile, que será disputada em junho e julho, desfalcará times em cinco jogos do Brasileiro. Também há rodada do Nacional no dia seguinte a jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, em setembro e outubro.


Endereço da página:

Links no texto: