Folha de S. Paulo


Com gol de Alan Kardec, São Paulo vence e afunda o Palmeiras

No jogo que marcava a reestreia do meia Valdivia, o Palmeiras perdeu para o São Paulo por 2 a 1 neste domingo (17), no Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com isso, a equipe do técnico argentino Ricardo Gareca completou a nona partida no Nacional sem sair de campo com a vitória. Agora, são sete derrotas e dois empates.

Como se não bastasse, o Palmeiras, que tem 14 pontos, caiu para a 17ª colocação por causa da vitória do Botafogo sobre o Fluminense e ocupa agora a zona de rebaixamento da competição.

Já o São Paulo, que criou as melhores chances de gol no clássico, chegou aos 26 pontos e se aproximou ainda mais do G4, o grupo dos quatro primeiros.

Valdivia era um dos destaques do clássico até os 14min da etapa inicial, quando precisou ser substituído. Segundo o médico do Palmeiras, Otávio Vilhena, o jogador sentiu uma tontura e, por isso, saiu do jogo.

De quebra, os palmeirenses viram o seu ex-atacante Alan Kardec, que foi vaiado pela torcida alviverde toda vez que tocava na bola, decretar a vitória são-paulina já nos minutos finais do confronto.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O JOGO

O primeiro tempo da partida poderia ser dividido entre antes e pós-Valdivia. Enquanto o meia chileno esteve presente em campo, o jogo contou com movimentação, jogadas criadas no meio de campo, e defesas dos goleiros.

Foi assim logo aos 4min, quando o camisa 10 do Palmeiras cruzou da esquerda e o atacante Henrique, na pequena área, desviou para defesa do goleiro Rogério Ceni, que não deu rebote.

No entanto, depois da saída de Valdivia, o jogo caiu muito de ritmo e foi bastante fraco tecnicamente. As duas equipes erraram muitos passes e não conseguiram fugir da forte marcação adversária no setor do meio de campo.

Substituto do meia chileno na partida, Felipe Menezes não conseguiu repetir a dinâmica do titular e, com isso, a equipe do Parque Antarctica caiu de produção. Do lado são-paulino, Ganso, novamente, pouco tocava na bola, enquanto Kaká era muito bem marcado por Marcelo Oliveira. Assim, Alan Kardec ficava isolado entre a zaga palmeirense.

Porém, um erro individual logo aos 8min da etapa final mudou totalmente o cenário da partida. O goleiro Fábio repôs a bola nos pés do meia Ganso, que tocou para Alexandre Pato. O atacante entrou sozinho na grande área e chutou colocado na saída do goleiro do Palmeiras para fazer 1 a 0 para o time do Morumbi.

Após o revés, o Palmeiras desestabilizou-se e quase viu o rival ampliar o marcador. Em dois ataques seguidos, o São Paulo perdeu duas grandes oportunidades de vazar novamente o goleiro Fábio, mas Kaká e Alan Kardec desperdiçaram as jogadas.

Com isso, a punição por estes erros veio aos 13min, quando Allione chutou e a bola bateu em Edson Silva dentro da grande área. O árbitro errou ao alegar mão do zagueiro do São Paulo e marcou a penalidade, convertida por Henrique.

No fim, o técnico Ricardo Gareca promoveu a estreia do argentino Cristaldo, que mostrou boa movimentação, mas nada que fizesse o ataque palmeirense vazar novamente Rogério Ceni.

Para piorar a situação do Palmeiras, o treinador argentino viu o ex-atacante do clube Alan Kardec dar a vitória ao São Paulo aos 43min, quando aproveitou cruzamento de Alvaro Pereira e, de cabeça, fez o segundo da equipe são-paulina. O goleiro Fábio ainda viu a bola bater na trave e nas suas costas antes de entrar.


Endereço da página:

Links no texto: