Folha de S. Paulo


Fluminense só empata e perde chance de se aproximar do líder Cruzeiro

O Fluminense perdeu a chance de encostar no Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro. Horas após a equipe mineira ter apenas empatado com o Criciúma na abertura da rodada, o tricolor carioca fez o mesmo, só que contra o Coritiba. A partida no Maracanã terminou em 1 a 1.

O resultado faz o Fluminense ficar na vice-liderança isolada, com 26 pontos, a quatro do Cruzeiro. Mas o Internacional pode chegar aos 28 neste domingo (10), se vencer o clássico gaúcho contra o Grêmio, no Beira-Rio. Apesar de ser um ponto conquistado fora de casa, o empate mantém o Coritiba na zona de rebaixamento, com 12 pontos.

O Fluminense, jogando em casa, teve dificuldade para furar o bloqueio do adversário no início da partida. O Coritiba adiantava a marcação, dificultando a saída de jogo dos cariocas e impedindo que a bola chegasse a Conca.

Aos poucos, a marcação paranaense foi relaxando. Carlinhos fez boa jogada para Conca chutar em cima da zaga. Aos 24, saiu o primeiro gol. O posicionamento ruim da defesa visitante deu a Elivélton a chance de subir sozinho após cobrança de escanteio e cabecear para a rede.

Era possível imaginar que, com a vantagem no placar, o Fluminense passaria a dominar o jogo. Em vez disso, o vice-líder do Brasileiro relaxou. Não criou mais nenhuma chance no primeiro tempo. O Coritiba esperava pela chance para achar um contra-ataque.

Do banco de reservas e inquieto, Fred apenas assistia à partida. Aos 18 minutos, o técnico Cristóvão Borges já havia feito as três substituições e ignorado o camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo. A torcida também começou a ficar sem paciência com a passividade da equipe. Aos 30, Leandro Almeida cabeceou no travessão e quase empatou a partida.

Para tentar incentivar os jogadores, os torcedores no Maracanã começaram a cantar "À benção João de Deus", música comemorativa da visita do então Papa João Paulo II ao Brasil na década de 80. A canção virou amuleto para o Fluminense.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Assim que começaram a música, o Coritiba empatou. Saída de jogo errada de Chiquinho aos 34 fez com que a bola ficasse com Germano na entrada da área. O volante mandou belo chute e acertou o ângulo esquerdo.

Quando o Fluminense acordou, era tarde demais. Edson obrigou a Vanderlei a fazer boa defesa aos 45, mas não foi o suficiente para dar a vitória ao tricolor, que se manteve a quatro pontos da liderança.


Endereço da página:

Links no texto: