Folha de S. Paulo


Cruzeiro tropeça de novo e só empata com Criciúma

Após empatar com o Botafogo na última semana, o Cruzeiro voltou a tropeçar na noite deste sábado (9) ao ficar no empate por 0 a 0 contra o Criciúma, fora de casa, pela abertura da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os cruzeirenses, no entanto, foram prejudicados no jogo por um erro de arbitragem, que anulou um gol de Ricardo Goulart já no segundo tempo. O árbitro marcou impedimento, mas o o meia do Cruzeiro estava em condição legal.

Com a segunda igualdade seguida, o time mineiro chegou aos 30 pontos, ainda na liderança da tabela, mas pode ver a sua distância para os concorrentes cair para apenas dois pontos se Fluminense ou Internacional vencerem seus confrontos na rodada.

Já a equipe catarinense, que completou a quarta partida consecutiva sem vitória, somou 16 pontos, na 12ª colocação, e continuou ameaçada pela zona do rebaixamento.

Por ser líder do campeonato e jogar contra um time que briga somente para evitar a queda para a Segunda Divisão, o Cruzeiro não fez uma boa partida no geral.

Com a equipe armada no 4-2-3-1, os três meias (Marquinhos, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro) não conseguiram impor a característica troca de passes em velocidade, muito por causa da forte marcação imposta pelos donos da casa.

Com isso, a melhor chance de abrir o placar antes do intervalo começou em um cruzamento do lateral direito Mayke aos 24min. No lance, Marcelo Moreno desviou na pequena área e o goleiro Luiz rebateu a bola. No rebote, Ricardo Goulart chutou cruzado e o goleiro do Criciúma fez nova defesa.

Já o time da casa, sem ter um ataque forte, ameaçou o gol defendido por Fábio sempre nas bolas paradas, com Paulo Baier. Toda falta ou escanteio levava perigo à defesa da equipe mineira.

Na etapa final, a marcação continuou muito forte no setor do meio de campo, o que fez os dois times abusarem das ligações diretas entre a defesa e o ataque para tentar pegar a "segunda bola" e criar alguma situação no campo de ataque. Mas, sem efeito.

Aos 16min, o Cruzeiro teve um gol mal anulado pela arbitragem. No lance, o meia Éverton Ribeiro chutou colocado e acertou o travessão do Criciúma. No rebote, Marcelo Moreno chutou e Ricardo Goulart, em condição legal, completou para o gol. Mas, o árbitro anulou a jogada alegando impedimento.

No fim, o técnico Marcelo Oliveira deixou o Cruzeiro ainda mais ofensivo com as entradas de Willian e Dagoberto. Porém, quem teve a melhor oportunidade de sair de campo com a vitória foram os catarinenses.

Aos 21min, após cobrança de falta na intermediária, a bola sobrou para o volante Serginho, que chutou para importante defesa do goleiro Fábio. No rebote, a zaga do Cruzeiro fez novo corte e evitou a derrota.


Endereço da página: