Folha de S. Paulo


Globo faz reunião extraordinária com clubes para debater até atletas de base

Detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos do país, a Globo convocou os 20 clubes da Série A do Brasileiro para reuniões nas próximas semanas, a fim de discutir o futuro do futebol nacional.

O primeiro encontro foi marcado para quinta-feira (7), na sede da emissora em São Paulo. As equipes foram divididas em grupos e cada um será recebido nas semanas seguintes.

A pauta proposta pela emissora inclui desde o calendário do futebol até a formação de jogadores.

No comunicado enviado, a Globo descreve que o objetivo da reunião é "estreitarmos nosso diálogo com vistas à melhoria do futebol e, em especial, da capacidade de investimento dos clubes na formação de jogadores".

O convite feito por e-mail é assinado por Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, braço da emissora responsável por negociar o direito de transmissão dos campeonatos nacionais.

Na carta, Pinto cita que também estarão na reunião os integrantes do Comitê de Esportes da Globo: Renato Ribeiro, Anco Márcio Saraiva, Roberto Marinho Neto, Pedro Garcia e Eduardo Gabbay.

O convite causou estranhamento em presidentes de clubes, que não viram sentido em a emissora convocar uma reunião para tratar da formação de atletas. O assunto, segundo um dirigente, não tange à emissora.

A pauta da reunião cita também outros pontos, como "processo de gestão dos clubes e das entidades de organização do desporto, equação financeira, oportunidades de novas receitas nos estádios".

A CBF também deve ser representada no encontro para participar das discussões.

Essa reunião com a Globo acontecerá quase duas semanas depois de os clubes se reunirem com a presidente Dilma Rousseff.

No dia 25 de julho, 12 clubes participaram de um encontro com Dilma no Palácio do Planalto. Estiveram em Brasília representantes de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Inter, Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Coritiba, Santa Cruz e Paysandu. Os cartolas pediram urgência na aprovação da lei de refinanciamento das dívidas fiscais.

Procurada pela reportagem para comentar o propósito da reunião, a Globo não se pronunciou até a publicação desta reportagem.


Endereço da página: