Folha de S. Paulo


Ferrari faz mudanças no departamento de motores e eletrônica

Menos de uma semana depois de Marco Mattiacci, chefe da Ferrari, afirmar que o time precisava de uma completa reformulação para voltar a disputar as primeiras posições das corridas com frequência, a escuderia italiana anunciou sua primeira novidade.

Em um breve comunicado, informou que Luca Marmorini, diretor do departamento de motores e eletrônica, vai deixar a equipe.

Como parte de um processo de reestruturação do departamento das Unidades de Potência, Mattia Binotto assumirá o papel de chefe do setor.

Segundo a escuderia italiana, James Allison, diretor técnico da equipe, continuará responsável pelo projeto do carro.

Nikolas Tombazis, responsável pelo desenho dos chassis, e Lorenzo Sassi, que cuida das Unidades de Potência, permanecerão nos mesmos cargos.

No último domingo (27), depois de ver Fernando Alonso chegar em segundo no GP da Hungria e dar à Ferrari seu segundo pódio na temporada, Mattiacci afirmou que a equipe precisava de uma grande reformulação.

"Precisamos melhorar 360 graus. Não é apenas nas Unidades de Potência, na parte aerodinâmica ou nos chassis. É a equipe, o carro, há muito trabalho a ser feito", afirmou o dirigente que assumiu o cargo que então pertencia a Stefano Domenicali em abril.

"Precisamos ter cautela ao tomar decisões com base no que acontece em um final de semana de corrida. Já identificamos nossas fraquezas e nossos pontos fortes. Sabemos para onde temos que ir", declarou Mattiacci.

Desde que assumiu a chefia da Ferrari, a segunda posição de Alonso em Hungaroring foi o melhor resultado que conseguiu.

O time atualmente ocupa a terceira posição no Mundial de Construtores, mas está apenas sete pontos à frente da Williams, a quarta colocada. A Mercedes lidera com folga. Tem 393 pontos contra 219 da Red Bull, a vice-líder.

"Estou confiante no espírito de equipe que estamos criando, nossas capacidades individuais e no plano que temos", completou o dirigente italiano.

O último Mundial conquistado pela Ferrari foi em 2008. Entre os pilotos, a última vez que um representante da escuderia de Maranello foi campeão foi Kimi Raikkonen, em 2007.


Endereço da página: