Folha de S. Paulo


Na reestreia de Luxemburgo, Fla vence Botafogo e deixa a lanterna

Com uma atuação vibrante, o Flamengo derrotou o Botafogo por 1 a 0 e deixou a última posição do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcada por Alecsandro, aos 33 min da etapa inicial.

O clássico da noite deste domingo (27) foi o primeiro no Maracanã após o estádio ser palco da decisão da Copa do Mundo de 2014. Antes de a bola rolar, quem esteve no estádio assistiu a um protesto dos jogadores botafoguenses. Com uma faixa, os atletas reclamaram dos salários atrasados e asseguraram que jogariam em respeito aos torcedores.

Mesmo em crise, o Flamengo contou com forte apoio nas arquibancadas. Um bom público, a maioria de flamenguistas, compareceu ao clássico para prestigiar a reestreia de Vanderlei Luxemburgo –em sua quarta passagem pelo clube. Como recompensa, assistiram à equipe interromper a série de oito jogos sem vitórias.

O último sucesso havia acontecido na terceira rodada, quando o time então dirigido por Jayme de Almeida ganhou de 4 a 2 do Palmeiras.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O JOGO

Para o clássico, Luxemburgo optou em não relacionar jogadores experientes, como goleiro Felipe e o meia Elano. Com isso, o Flamengo ganhou em juventude e vigor físico.

Em busca da primeira sequência de duas vitórias no Brasileiro, Vágner Mancini ganhou o reforço do lateral Edílson e do atacante Emerson, ausentes após cumprir suspensão diante do Coritiba.

O clássico começou alucinante no Maracanã. Mesmo assim, as chances de gol demoraram a aparecer. Quem chegou primeiro foi o Botafogo. Aos 18 min, Carlos Alberto lançou Emerson na direita. O atacante chutou forte da entrada da área e a bola saiu rente ao poste esquerdo de Paulo Victor.

O Flamengo deu o troco aos 33 min. O argentino Lucas Mugni encontrou João Paulo aberto na esquerda. O lateral cruzou para Alecsandro, que de peixinho desviou de Jefferson para marcar o primeiro gol da partida.

Na etapa final, o ritmo do clássico caiu. Em vantagem, os flamenguistas recuaram. Com mais posse de bola, o Botafogo não tinha criatividade para ameaçar. Dessa forma, é natural que a melhor oportunidade tenha surgido de um erro.

Foi o que aconteceu aos 44 min. O zagueiro rubro-negro Marcelo errou na saída de bola e permitiu a roubada de Zeballos. O atacante paraguaio chutou na saída de Paulo Victor, mas o goleiro defendeu para evitar o empate botafoguense.

Nos acréscimos, ainda houve tempo para uma expulsão. Cáceres fez falta para impedir um contra-ataque do Botafogo e recebeu o segundo amarelo.

Com o triunfo no clássico, o Flamengo deixou a lanterna, mas permanece na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro soma agora dez pontos e ocupa a 18ª posição. Já o Botafogo continua com 12 e termina a rodada no 13º lugar.

As duas equipes voltam a jogar no próximo fim de semana. Às 18h30 do sábado (2), o Botafogo recebe o líder Cruzeiro no Maracanã. No dia seguinte, o Flamengo viaja até Chapecó, onde enfrenta a Chapecoense na Arena Condá, às 16h.

Reprodução
Alecsandro comemora gol na vitória do Flamengo sobre o Botafogo
Alecsandro comemora gol na vitória do Flamengo sobre o Botafogo

Endereço da página:

Links no texto: