Folha de S. Paulo


Corinthians vence o Palmeiras no 1º clássico do Itaquerão

Deu Corinthians no primeiro clássico da história do Itaquerão. O time de Mano Menezes derrotou neste domingo (27) o arquirrival Palmeiras por 2 a 0, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 31 mil torcedores.

A vitória fez o time alvinegro chegar aos 23 pontos. A equipe ocupa a segunda posição na tabela, cinco pontos atrás do líder Cruzeiro, que venceu o Figueirense por 5 a 0, no sábado. Já os palmeirenses permanecem estacionados com 13.

Paolo Guerrero fez o primeiro gol do jogo, aos 5 min do segundo tempo. Petros definiu o resultado aos 46 min da etapa final.

A partida foi a primeira desde 1940 que o Corinthians recebeu o rival em um estádio de sua propriedade. Além disso, foi dia de estreia de um novo uniforme -camisa branca com listras pretas, inspirada em modelo usado durante a década de 1970.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Qualquer comemoração, contudo, não faria sentido sem uma vitória. E ela veio, mesmo com dificuldades.

Depois de um primeiro tempo com dificuldade de superar a muralha defensiva do Palmeiras, o Corinthians dominou a etapa final. Mais forte no ataque, o time de Mano Menezes sequer permitiu que o rival tivesse um única finalização em todo o clássico.

Agora, o Corinthians estendeu a invencibilidade para dez partidas diante do Palmeiras. Do outro lado, Ricardo Gareca segue sem vencer no Campeonato Brasileiro. Sob o comando do argentino, o Palmeiras perdeu as três partidas disputadas. O único triunfo veio na Copa do Brasil, 2 a 0 sobre o Avaí, na última quarta-feira (23).

O próximo compromisso do Corinthians é no domingo (3). Às 16h, o time dirigido por Mano Menezes enfrenta o Coritiba, no estádio Couto Pereira, na capital paranaense. No mesmo horário, o Palmeiras joga diante do Bahia, no Pacaembu.

O JOGO

O Corinthians teve uma única mudança em relação ao time que derrotou o Bahia, por 3 a 0, pela Copa do Brasil. O meia Renato Augusto entrou no lugar de Jadson, suspenso. Do outro lado, Ricardo Gareca promoveu o retorno do lateral Wendel, do zagueiro Tobio e dos meio-campistas Renato e Mendieta. Eles haviam sido poupados na vitória de 2 a 0 sobre o Avaí, em Florianópolis.

Desde o apito inicial de Sandro Meira Ricci, as duas equipes não economizaram em esforço para neutralizar o adversário. Sobraram lances ríspidos e reclamações, enquanto os lances de criatividade eram raros.

O primeiro chute a gol só veio aos 41 min, quando Petros deixou Ralf de frente para o gol do Palmeiras. O volante corintiano acertou um chute forte, mas Fábio pegou firme no centro do gol. Três minutos depois, Romero fez cruzamento da direita e Gil ganhou de cabeça dos zagueiros palmeirenses, antes de cabecear rente ao poste direito.

Depois do intervalo, o Corinthians retornou mais disposto. Aos 5 min, Elias passou pelos dois zagueiros palmeirenses e serviu Guerrero dentro da área. Desmarcado, o atacante peruano dominou e bateu colocado no canto de direito de Fábio, para abrir o placar.

O gol trouxe confiança ao time de Mano Menezes. Com autoridade, a equipe alvinegra administrou a vantagem com constantes trocas de passes e movimentação no ataque. Do outro lado, o Palmeiras desfez a estratégia defensiva, mas seguiu sem forças no ataque.

Mesmo atrás, os palmeirenses não finalizaram uma única vez na direção do gol defendido por Cássio. No fim, o Corinthians ainda teve chances e tempo para ampliar a vitória. Aos 46 min, Elias encontrou Petros dentro da área. O meia chutou forte e a bola tocou no poste esquerdo e nas costas de Fábio antes de entrar.


Endereço da página:

Links no texto: