Folha de S. Paulo


Após recusar voltar à Ucrânia, atacante brasileiro retorna ao Shakhtar

Após recusar voltar à Ucrânia em razão dos conflitos que assolam o leste do país, o atacante brasileiro Fred, ex-jogador do Inter-RS, retornou ao Shakhtar Donetsk, informou o clube nesta quinta-feira (24).

O clube informou também que aguarda o retorno do zagueiro Ismaily em breve. Por outro lado, não se manifestou sobre os brasileiros Douglas Costa, Alex Teixeira e Dentinho, além do argentino Facundo Ferreira, que se recusaram a viajar da França para a Ucrânia após disputarem um amistoso contra o Lyon no último sábado (19).

Os seis jogadores se recusaram a voltar para a Ucrânia após um avião da Malaysia Airlines ser derrubado no leste do país na semana passada, matando todas as 298 pessoas a bordo.

"Fred já regressou ao local dos treinos e se espera que nos próximos dias também Ismaily se junte à equipe", diz o site do clube.

Alexander Khudoteply - 12.jul.2013/AFP
Fred durante apresentação no Shakhtar Donetsk
Fred durante apresentação no Shakhtar Donetsk

O presidente-executivo do Shakhtar, Sergei Palkin, disse na quarta-feira (23) que o clube iria transferir sua sede para Kiev e jogaria as partidas pelos campeonatos nacionais e pela Liga dos Campeões da Europa em Lviv, cidade no oeste do país, de modo a evitar o conflito no leste.

"Estamos na fase de convencimento, dizendo que a Ucrânia é segura o bastante para se jogar e viver", disse o dirigente.

Foi em Lviv que o Shakthar fez sua estreia na temporada, ao conquistar o título da Supercopa da Ucrânia nesta terça-feira (22) após uma vitória por 2 a 0 sobre o Dínamo de Kiev.

Donetsk é uma principais cidades industriais do leste ucraniano e se tornou reduto de separatistas pró-Rússia em conflito com as Forças Armadas do governo.

O Shakthar é o atual pentacampeão nacional e conta com 12 brasileiros em seu elenco, além do auxiliar técnico Antônio Carlos Zago.


Endereço da página:

Links no texto: