Folha de S. Paulo


Taffarel é convidado para integrar comissão técnica da seleção

Além de Dunga e Gilmar Rinaldi, a nova seleção brasileira poderá ter um outro campeão do mundo de 1994.

Taffarel, goleiro na conquista do tetracampeonato, foi convidado para integrar a comissão técnica da CBF neste novo ciclo. Ele pode tanto assumir o papel de preparador de goleiros como o de auxiliar-técnico de Dunga.

O ex-atleta trabalha atualmente no Galatasaray, da Turquia, onde é ídolo. Atualmente, exerce o cargo de preparador de goleiros do clube.

A ideia interna na CBF é rechear essa nova comissão técnica de jogadores que já conquistaram a Copa do Mundo. Ex-jogadores de 1994, por terem boa relação com Dunga e Gilmar, são preferidos.

O convite a Taffarel já foi feito, mas ainda não houve confirmação se ele irá aceitar o trabalho. O ex-atleta trabalhou com Dunga durante a Copa de 2010, quando foi preparador de goleiros.
comissão técnica.

17.jul.94/Folhapress
Taffarel defende o pênalti cobrado pelo italiano Massaro na final da Copa de 1994
Taffarel defende o pênalti cobrado pelo italiano Massaro na final da Copa de 1994

Outro profissional que é cotado para integrar a comissão técnica da seleção é Andrey Lopes. Conhecido como Cebola, ele deve ser o auxiliar-técnico de Dunga.

Cebola trabalhou com o treinador no Internacional, em 2013, quando foram campeões gaúchos.

Se sua contratação for oficializada, ele terá a mesma função que Jorginho exerceu no Mundial da África do Sul (veja mais abaixo). O ex-lateral direito, que trabalha atualmente nos Emirados Árabes, não deve retornar a trabalhar com Dunga.

A preparação física da seleção brasileira também está em aberto. Dois nomes são os favoritos para integrar a equipe de Dunga: Paulo Paixão e Fabio Mahseredjian. Ambos trabalharam com o treinador na Copa de 2010.

Paixão integrou a comissão técnica da seleção brasileira na Copa de 2014, mas, assim como todos os colegas, foi dispensado pela CBF.

A entidade prometeu anunciar nos próximos dias todos os integrantes da nova comissão técnica. O assunto está sendo debatido entre Dunga e Gilmar Rinaldi.

Toda a nova equipe da seleção brasileira começará a trabalhar no dia 5 de setembro, quando o Brasil enfrenta a Colômbia, nos Estados Unidos. Em seguida, no dia 9, o adversário será o Equador, também em território norte-americano.

AUXILIAR CAMPEÃO

Caso Taffarel aceite o convite da CBF, não será a primeira vez que Dunga terá a ajuda de um ex-jogador campeão mundial em 1994 na comissão técnica da seleção brasileira.

Entre 2006 e 2010, quando foi técnico da seleção pela primeira vez, Dunga era auxiliado por Jorginho, lateral direito do time campeão em 1994.

O ex-jogador era o braço direito de Dunga na seleção, influenciando o treinador desde as convocações até a agenda de treinamentos da seleção.

Depois da Copa de 2010, com a queda de toda a comissão técnica, Jorginho voltou a atuar como técnico. Fez um trabalho de destaque em 2011 com o Figueirense e treinou ainda o Flamengo e a Ponte Preta. Trabalha hoje nos Emirados Árabes, e não deve retornar à seleção.

Novo coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi também foi campeão nos EUA, como goleiro reserva.


Endereço da página: