Folha de S. Paulo


Federação Alemã lamenta dança de jogadores em referência a argentinos

O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), Wolfgang Niersbach, enviou nesta quarta-feira (16) uma mensagem para a Associação do Futebol Argentino (AFA) em que lamenta o mal estar causado por uma referência aos vice-campeões mundiais durante festa da comemoração do título da Copa do Mundo em Berlim na véspera.

Na recepção aos jogadores da Alemanha, ao entrarem no palco, Götze, Klose, Kroos, Schürrle, Mustafi e Weidenfeller fizeram uma provocação ao time que haviam derrotado na final de domingo no Maracanã. Agachados, cantaram "somos gaúchos e os gaúchos andam assim". Depois, se levantaram para cantar de cabeça erguida: "...e os alemães andam assim".

"Gaúchos" é uma palavra usada para designar argentinos, uruguaios e brasileiros nascidos no Rio Grande do Sul.

Na Alemanha, veículos de comunicação criticaram a atitude dos atletas. Na Argentina, também houve reclamações.

Niersbach, entretanto, afirmou que o gesto não deve ser visto como um "desprezo" aos adversários vencidos. "Lamentamos que tenha sido mal interpretado por alguns", disse.

"Sei por Oliver Bierhoff [diretor da seleção] que a ideia surgiu espontaneamente em meio à emoção e à alegria", escreveu. "Todos são gente absolutamente decente, que em nenhum caso pretendem rir de ninguém".

Alemães e argentinos voltarão a se enfrentar num amistoso que já estava agendado para 3 de setembro, em Düsseldorf.

Cerca de 400 mil pessoas foram receber na capital os jogadores que conquistaram no Brasil o quarto título mundial da Alemanha.


Endereço da página:

Links no texto: