Folha de S. Paulo


Após 4 anos em Miami, LeBron James anuncia retorno ao Cleveland Cavaliers

Após quatro anos e dois títulos da NBA com o Miami Heat, o ala LeBron James anunciou nesta sexta-feira (11) que vai voltar a jogar pelo Cleveland Cavaliers a partir da próxima temporada, que começa em outubro.

"A minha relação com o nordeste de Ohio [onde fica Cleveland] é maior do que o basquete. Eu não sabia disso há quatro anos. Agora eu sei", disse o jogador ao site da revista americana Sports Illustrated.

LeBron, o maior astro da atualidade do basquete americano, jogou os seus primeiros sete campeonatos da NBA com o Cleveland Cavaliers, mas não conseguiu conquistar título com a franquia.

Já com o Heat, em quatro temporadas, ele ganhou dois títulos (2011/12 e 2012/13) e foi vice-campeão em duas oportunidades (2010/11 e 2013/14). No último campeonato, foi derrotado pelo San Antonio Spurs, do pivô brasileiro Tiago Splitter.

LeBron causou revolta em Cleveland em 2010 ao deixar o time para se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh em Miami. Indignados com a decisão, torcedores dos Cavaliers chegaram a queimar camisas com o nome e número do jogador. O dono da franquia, Dan Gilbert, até escreveu uma carta aberta aos fãs criticando a atitude do jogador. O dirigente falou em "traição covarde".

Quatro anos depois, porém, a franquia apagou a carta escrita por Gilbert em seu site oficial.

"Quando eu deixei Cleveland, eu tinha uma missão. Eu queria ganhar campeonatos, e nós ganhamos dois. Mas Miami já conhecia esse sentimento. Nossa cidade [Cleveland] não tem isso já faz um longo tempo. Meu objetivo ainda é ganhar o máximo possível de títulos, sem dúvida. Mas o que é mais importante para mim é trazer um troféu para o nordeste de Ohio", afirmou LeBron, que nasceu em Akron, que fica em Ohio.

Gilbert não perdeu em tempo em comemorar o retorno do atleta. "Bem-vindo à casa, Lebron. Eu estou muito empolgado pelos torcedores e pelas pessoas de Cleveland e de Ohio. Nenhum fã merece um vencedor mais do que eles", escreveu o dirigente em uma rede social na internet.

AMIGO DE VAREJÃO

Nos Cavaliers, LeBron vai voltar a jogar ao lado do pivô brasileiro Anderson Varejão, que está na franquia desde a temporada 2004/05.

"Eu mal posso esperar para me reunir com Anderson Varejão, um dos meus melhores amigos", afirmou LeBron. Varejão também se mostrou empolgado com o retorno do atleta.

"Ele é muito bem-vindo de volta. Não é preciso falar sobre suas qualidades, sobre seu basquete. Fico muito feliz pelo retorno do jogador e, principalmente, pelo retorno do companheiro de time, do homem, do amigo, de um líder que vai fazer muito bem ao nosso grupo. Fiquei muito feliz com essa notícia. Tenho certeza de que uma grande temporada nos espera", afirmou Varejão por meio de sua assessoria de imprensa.

"Quando ele foi para Miami, houve uma revolta dos torcedores, o que é normal, envolve a paixão, não estavam perdendo qualquer jogador, estavam vendo LeBron ir embora. Não consigo nem imaginar o tamanho da alegria dos fãs. Sei que ele vai ser abraçado como nunca foi", disse.


Endereço da página:

Links no texto: