Folha de S. Paulo


Djokovic vence Federer, fatura o bi em Wimbledon e volta ao topo no ranking

O sérvio Novak Djokovic venceu o suíço Roger Federer por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (7-9), 6/4, 7/6 (7-4), 5/7 e 6/4, na decisão de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada.

O sérvio precisou de três horas e 56 minutos para conquistar seu quarto título no ano. Os três primeiros foram os Masters de Roma, Miami e Indian Wells.

O sérvio também evitou que Federer vencesse pela oitava vez o torneio, o que o sagraria como o maior campeão de Wimbledon.

Agora, Djokovic reassume a primeira posição no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), lugar que foi lhe tomado por Rafael Nadal no ano passado. A lista atualizada deve ser divulgada na segunda-feira (7)

Já Federer irá assumir a terceira posição, ao ultrapassar o compatriota Stanislas Wawrinka.

O JOGO

A partida começou difícil para Djokovic. Sem quebras, o primeiro set foi para o tiebreak e, nele, Federer conseguiu salvar dois set points, fechando em 9 a 7.

No segundo, o sérvio veio disposto a ser o número 1 do mundo novamente. Com uma quebra no terceiro game, conseguiu administrar bem o placar e fechar a parcial em 6 a 4.

No set seguinte, Federer novamente veio com força. Sacando bem, conseguiu salvar as duas chances de quebra que Djokovic teve e levou o set ao tiebreak. Porém, mais confiante, o sérvio precisou de apenas um set point para fechar em 7 a 4.

Na quarta parcial, o sérvio teve a chance de fechar a partida em 3 a 1, após quebrar o saque de Federer nos quarto e sexto games. Mas o suíço conseguiu três quebras em sequência.

No entanto, a sobrevida de Federer não foi suficiente, e Djokovic no décimo game, quebrou o saque do suíço para faturar seu segundo título no principal torneio disputado sobre a grama.


Endereço da página:

Links no texto: