Folha de S. Paulo


Fernandão, ídolo do Internacional, morre em queda de helicóptero

O ex-jogador Fernandão, 36, ídolo do Internacional, morreu na madrugada deste sábado (7), na região de Aruanã, interior de Goiás, em um acidente de helicóptero.

O acidente aconteceu por volta da 1h30min, quando a aeronave que transportava o ex-atacante caiu em um rio. Os motivos da queda ainda não foram revelados.

"Estou acordado desde às 5h da manhã, quando me ligaram. Ele estava com mais quatro pessoas, uma delas, um vereador lá de Goiás. Nenhum deles sobreviveu. Eles tinham saído da fazenda de um amigo lá em Aruanã e o helicóptero caiu cerca de 15 km do local da decolagem", confirmou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, ao UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O vereador que estava com o ex-atacante era Edmilson de Sousa Lemes (PSDB), do município de Palmeiras de Goiás. Fernandão foi o único que foi resgatado ainda com vida, mas não resistiu aos múltiplos ferimentos e acabou falecendo a caminho do hospital municipal de Aruaña.

Fernandão é um dos maiores ídolos da história do Internacional. O ex-jogador foi o capitão da equipe que conquistou os inéditos títulos da Libertadores e do Mundial de clubes, em 2006. Ainda pelo clube do Rio Grande do Sul, o ex-atacante foi campeão do Campeonato Gaúcho, em 2005 e 2008, e da Recopa Sul-Americana, em 2007.

O ex-jogador atuou também pelo Goiás, Marselha e Toulouse, da França, Al-Gharafa, do Qatar e São Paulo. Em 2011, anunciou a sua aposentadoria dos gramados e foi anunciado como diretor-executivo do Internacional. Em 2012, chegou a treinar a equipe gaúcha, mas ficou pouco tempo no cargo.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), afirmou que será decretado luto oficial de três dias na cidade devido à morte do jogador.

HOMENAGENS

Pelo Twitter, a presidente Dilma Rousseff, torcedora do Internacional e do Atlético-MG, lamentou a morte de Fernandão.

"Campeão Mundial de Clubes dentro de campo, Fernandão era fora de campo exemplo de caráter", publicou Dilma. "Fernandão deixará saudades", escreveu.

Em maio deste ano, Fernandão iniciou carreira como comentarista esportivo. Em nota, a Sportv, que contaria com o ex-atleta na transmissão da Copa do Mundo, também lamentou a morte do ex-atacante.

"É indescritível a dor e o sentimento de perda que toma conta de toda a equipe do canal neste momento", diz o texto.

Já o site do Internacional exaltou a carreira vitoriosa do ex-jogador.

"O momento é de profundo pesar pela partida prematura do ídolo de 36 anos, mas o que fica são lembranças gloriosas de um atacante que honrou a camisa do Internacional com seu espírito de liderança, sendo um dos jogadores mais importantes dos 105 anos do Clube", informa a nota divulgada pelo clube gaúcho.

Vários jogadores como Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, Leandro Damião, do Santos, Sandro Raniere, do Tottenham, da Inglaterra e D'alessandro, capitão do atual elenco do Internacional, manifestaram as suas condolências pelas redes sociais.

Com UOL e Lancepress


Endereço da página:

Links no texto: