Folha de S. Paulo


Cruzeiro faz 3 no Flamengo e lidera Brasileiro na parada para a Copa

Atual campeão, o Cruzeiro terminou em primeiro lugar do Campeonato Brasileiro no período pré-Copa do Mundo. A posição foi assegurada com uma excelente atuação na vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Os gols da partida foram marcados todos na etapa inicial. Ricardo Goulart abriu o placar aos 15 e Everton Ribeiro ampliou dois minutos mais tarde. Borges fez o terceiro aos 45.

O resultado deixa a equipe de Marcelo Oliveira na liderança, com 19 pontos após nove rodadas. Neste momento, o campeonato é paralisado para a disputa da Copa do Mundo no Brasil.

No Flamengo, a derrota aprofunda a crise. Desde a contratação do técnico Ney Franco, o time ainda não venceu. Em cinco jogos, foram três empates e duas derrotas. O clube carioca é o 19º colocado, com apenas sete pontos, e permanece na zona de rebaixamento.

Durante a parada para o Mundial, Cruzeiro e Flamengo liberam os jogadores para férias de duas semanas. No retorno, os mineiros embarcam para os Estados Unidos no dia 17 de junho. Já o clube da Gávea treinará no Ninho do Urubu. Há previsão de amistosos para o período, embora ainda não haja confirmação de adversários.

A próxima rodada acontece nos dias 16 e 17 de julho. O adversário do Flamengo é o Atlético-PR. Já o Cruzeiro enfrenta o Vitória, no Mineirão.

Veja vídeo

O JOGO

Determinado a terminar o período pré-Copa na frente dos rivais, o Cruzeiro foi a campo com uma formação muito ofensiva. Sem Dagoberto e Willian, Marcelo Oliveira optou por escalar Marlone como parceiro de ataque de Borges. No Flamengo, Ney Franco deixou André Santos no banco e improvisou o zagueiro Samir na lateral esquerda.

O Cruzeiro mostrou força desde o pontapé inicial. Mais organizada, a equipe mineira não teve dificuldades para dominar o meio de campo e explorar os erros técnicos e de posicionamento da defesa do Flamengo. No primeiro momento de pressão, o time da casa abriu o placar aos 15 min. Após uma troca de passes, Everton Ribeiro fez a bola chegar nos pés de Ricardo Goulart, que bateu de dentro da área para fazer o primeiro.

Abalados, os flamenguistas tomaram outro gol dois minutos mais tarde. Henrique roubou a bola na intermediária e lançou Everton Ribeiro na esquerda. O meia entrou na área e bateu, sem chances de defesa para o goleiro Paulo Victor.

Superior em campo, o Cruzeiro administrou a vantagem com tranquilidade. No último minuto do primeiro tempo, Ricardo Goulart tabelou com Everton Ribeiro e finalizou para a defesa de Paulo Victor, mas, no rebote, Borges tocou para as redes para fazer o terceiro.

No intervalo, Ney Franco retirou o improvisado Samir e o atacante Alecsandro para evitar danos ainda maiores. Ainda assim, o Cruzeiro seguiu soberano na partida.

As melhores chances foram todas do time de Marcelo Oliveira. Logo aos 2 min, Bruno Rodrigo desviou cobrança de escanteio rente ao poste esquerdo do Flamengo. Em outro lance, aos 37 min, Luan aproveitou cruzamento da direita, ajeitou no peito e bateu forte, obrigando Paulo Victor a salvar os rubro-negros de sofrer outro gol.


Endereço da página:

Links no texto: