Folha de S. Paulo


Mercedes tem melhor início de ano de uma equipe na F-1 desde 1992

O clima de guerra entre a dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, acabou ofuscando mais uma marca importante conquistada pela equipe alemã neste domingo.

Com a vitória de Rosberg em Mônaco, o time chegou à sexta vitória em seis corridas disputadas até aqui, as últimas cinco com dobradinhas, o que já faz deste o melhor início de temporada de um time na F-1 desde 1992.

Dos 258 pontos que a equipe poderia ter conquistado até agora neste Mundial, a Mercedes soma 240.

A única "falha" aconteceu na prova de abertura do campeonato, o GP da Austrália, quando Hamilton teve de abandonar com problemas no motor de seu Mercedes.

Depois disso o time colocou seus dois pilotos em primeiro e segundo em todas as etapas disputadas –Hamilton venceu quatro corridas e Rosberg, as outras duas.

Na temporada de 1992, a Williams, com Nigel Mansell e Riccardo Patrese como pilotos, fez a dobradinha na África do Sul e repetiu no México e no Brasil.

Na sequência, Mansell venceu o GP da Espanha, mas Patrese rodou e não terminou a corrida. Depois o time conquistou nova dobradinha em San Marino, mas em Mônaco, sexta etapa do campeonato, viu Ayrton Senna dar à McLaren a vitória no principado –a dupla da Williams chegou em segundo e terceiro.

"Foi um resultado fantástico para a equipe num final de semana em que estávamos pressionados a mostrar nosso potencial. Seis vitórias em seis corridas e cinco dobradinhas em sequência é uma conquista incrível", festejou Toto Wolff, diretor da equipe alemã.

A última equipe a conquistar cinco dobradinhas na sequência havia sido a Ferrari, em 2002, quando Michael Schumacher e Rubens Barrichello foram os dois primeiros colocados na Hungria, na Bélgica, na Itália, nos EUA e no Japão.

Além de ter vencido todas a provas realizadas nesta temporada, a Mercedes também fez todas a pole positions.

Como se não bastasse, seus pilotos lideraram todas as voltas disputadas até aqui em 2014. Hamilton esteve em primeiro em 224 giros e Rosberg nos outros 144.

No Mundial de Pilotos, Rosberg aparece na primeira colocação, com 122 pontos. Hamilton é o segundo colocado, com 118. Fernando Alonso, da Ferrari, é o terceiro na classificação com 61 pontos conquistados.


Endereço da página:

Links no texto: