Folha de S. Paulo


Pistorius vai se submeter a até 30 dias de testes psiquiátricos

O atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius deverá se submeter a 30 dias de testes psiquiátricos, como paciente externo, para saber se sofre de um "transtorno de ansiedade generalizado", ordenou nesta terça-feira uma juíza.

Pistorius, acusado de assassinar sua namorada, Reeva Steenkamp, "deverá se apresentar como paciente externo ao superintendente do hospital de Weskoppies na próxima segunda-feira (26), às 4h de Brasília, e nos dias seguintes à mesma hora por um período máximo de 30 dias", indicou a juíza Thokozile Masipa.

Durante os dois meses de julgamento, os advogados de Pistorius tentaram apresentar o atleta como um maníaco obcecado com a segurança devido a sua infância difícil e ao alto nível de criminalidade na África do Sul.

Estes fatores, segundo a Defesa, podem explicar a reação do atleta sul-africano na noite de São Valentim de 2013, quando matou a tiros sua namorada ao confundi-la com um intruso, segundo ele.

A juíza indicou que a análise não tem como objetivo punir o atleta, mas estabelecer se "no momento do crime sofria um transtorno mental que poderia defini-lo como não responsável por seus atos em nível penal".

No último dia 12, a psiquiatra Meryll Vorster compareceu ao tribunal e afirmou que Pistorius tinha um transtorno de ansiedade.

Pistorius pode ser condenado a até 25 anos de prisão se for considerado culpado de ter matado a namorada de forma premeditada. O atleta deu quatro tiros em Reeva em sua casa, através da porta do banheiro, onde a modelo estava refugiada.

A próxima audiência será realizada no dia 30 de junho.


Endereço da página:

Links no texto: