Folha de S. Paulo


Barcelona anuncia Luis Enrique como novo técnico

O Barcelona anunciou nesta segunda-feira (19) o seu novo treinador. Luis Enrique, ex-treinador do Celta, foi o escolhido para assumir o cargo e assinou contrato de dois anos com o clube.

De acordo com o Barça, o nome do treinador de 44 anos foi levado à diretoria pelo diretor esportivo do Barça, Andoni Zubizarreta. A apresentação do técnico deve acontecer na próxima quarta-feira (21).

Luis Enrique é um velho conhecido do torcedor do Barcelona. O ex-jogador já vestiu a camisa do time e conquistou dois Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, uma Recopa e uma Supercopa da Europa.

No total, jogou por oito temporadas pelo clube, onde acumulou 300 partidas oficiais e marcou 109 gols. Ao deixar o Barça, decidiu se aposentar como atleta.

Luis Enrique chega para substituir Gerardo Martino, que foi demitido no último sábado (17) após o time catalão fracassar na tentativa de conquistar o título do Campeonato Espanhol. A equipe ficou no empate por 1 a 1 em casa com o Atlético de Madri, que ficou com a taça.

O Barcelona, de Messi e Neymar, terminou a temporada sem um título importante. O clube só ganhou a Supercopa da Espanha.

Ao contratar Luis Enrique, o Barcelona tenta repetir a fórmula de sucesso de Pep Guardiola. O ex-treinador do clube, que conquistou números expressivos à frente da equipe, também já havia defendido o Barça antes de se tornar o técnico do time.

Além da histórica no Barça, Luis Enrique leva consigo uma jogada emblemática, que marcou a sua carreira. Em 1994, durante as quartas de final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, o italiano Mauro Tassotti acertou uma cotovelada no rosto do ex-jogador, na área. O árbitro Sandor Puhl, no entanto, não marcou o pênalti e a Itália venceu a partida por 2 a 1, eliminando a Espanha da Copa.

Miguel Riopa - 11.mai.2014/AFP
Luis Enrique, o novo treinador do Barcelona
Luis Enrique, o novo treinador do Barcelona

Endereço da página: