Folha de S. Paulo


De virada, Atlético-MG vence o Santos com dois gols de André

Em um jogo de tirar o fôlego, o Atlético-MG bateu de virada o Santos por 2 a 1 na Arena Pantanal, em Cuiabá. O herói atleticano é um jogador revelado nas categorias de base da Vila Belmiro.

O primeiro gol da partida foi marcado por Cícero, aos 38 min do primeiro tempo. Então, André empatou aos 29 e virou aos 35 min da etapa final. Com o resultado, o Santos perde a invencibilidade no Campeonato Brasileiro.

Diante de 18 mil torcedores, os dois times fizeram uma partida muito disputada. Atrás no marcador no intervalo, o Atlético-MG se atirou ao ataque no segundo tempo. Como consequência, não faltaram oportunidades de gol. A recompensa do arrojo do time de Levir Culpi veio no final. Foi a segunda vitória consecutiva dos mineiros.

A partida também marcou o início de uma maratona de viagens para Santos e Atlético-MG. Até o fim da Copa do Mundo, os times não voltam a jogar nos estádios em que costumam mandar suas partidas (Vila Belmiro e Independência, respectivamente).

A vitória fez o Atlético-MG subir para a 11ª posição, com sete pontos, e ultrapassar os santistas. A equipe de Oswaldo de Oliveira segue com seis e termina a rodada em 12º lugar.

As duas equipes voltam a campo na quinta-feira. O Santos viaja até Goiânia, onde enfrenta o Goiás no Serra Dourada (19h30). Já o Atlético-MG tem pela frente o Vitória, em Feira de Santana (21h).

O JOGO

Com onze jogadores no departamento médico, Levir Culpi escalou o Atlético-MG com três volantes e três atacantes. No Santos, David Braz, Cícero e Thiago retornaram ao time depois de serem poupados contra o Princesa do Solimões.

Animados por terem vencido na rodada anterior, os dois times começaram o jogo com muita disposição. A primeira oportunidade surgiu já aos três minutos. Mena avançou pela esquerda e fez o cruzamento, Gabriel ajeitou para Cícero, que bateu em cima de Victor. No rebote, o capitão santista cabeceou para fora.

O Atlético-MG demorou 30 minutos para chegar com força ao ataque. Após cobrança de escanteio, Leonardo Silva obrigou Aranha a fazer grande defesa.

Forte na marcação, o time mineiro limitava o Santos a lançamentos. Foi assim que, aos 38 min, Cícero foi acionado por Alan Santos nas costas da defesa e só teve o trabalho de desviar de Victor para inaugurar o placar.

No segundo tempo, Levir Culpi desfez o trio de volantes e colocou mais um jogador de ataque. Imediatamente, o Atlético começou a pressionar. Aos 8, Emerson Conceição cruzou da esquerda e Carlos cabeceou rente ao poste. Três minutos depois, a jogada quase se repetiu, mas André desviou por cima do gol de Aranha.

O Santos teve a oportunidade de sacramentar a vitória aos 25, quando Gabriel invadiu a área pela esquerda e, desmarcado, bateu em cima de Victor. O castigo veio aos 29: Alex Silva fez jogada individual dentro da área e cruzou de bicicleta para André. Bem colocado, o ex-santista bateu forte para empatar.

Seis minutos mais tarde, o time santista perdeu a posse de bola no ataque e deu a oportunidade para o Atlético-MG contra-atacar. Marion serviu André, que finalizou de bico, fora do alcance de Aranha. Era a virada.

A frustração de Oswaldo de Oliveira cresceu ainda mais aos 40, quando Thiago Oliveira se lesionou. Atrás no marcador e com um jogador a menos, o Santos sequer esboçou uma reação.


Endereço da página: