Folha de S. Paulo


Damião se lesiona e só deve voltar ao Santos após a Copa do Mundo

O atacante Leandro Damião não vai enfrentar o Princesa de Solimões, nesta quinta (15), pela Copa do Brasil. E pode retornar ao clube somente após a final da Copa do Mundo, em 13 de julho.

O jogador está com uma inflamação no púbis e por isso foi afastado pelo departamento médico santista. Ele já havia sido preservado no treino da última terça-feira (14).

O médico do Santos, Rodrigo Zogaib, deu uma entrevista, no centro de treinamento Rei Pelé, para explicar a lesão do atacante.

De acordo com Zogaib, o tempo de retorno pode variar de 30 a 60 dias, dependendo da evolução do tratamento. Ainda revelou que o atacante teve seu rendimento afetado pela lesão e que já havia sido detectada em janeiro, quando ele foi contratado pelo Santos.

"Tinha exame sim, e foi detectado, mas isso não impediu [a assinatura de contrato]. Fazemos exames clínicos, sanguíneos, cardiológicos e etc. O Damião tinha sim alteração no púbis, a história começou no ano passado, quando teve lesão na Copa das Confederações, depois teve mais duas. Quando se tem lesão na coxa tem que parar para depois ganhar musculatura de novo. Não tem nenhum atleta que chega que não tem nada" disse Zogaib.

De acordo com o médico, o problema de Damião é um processo inflamatório no púbis causado por um desequilíbrio muscular entre coxa e parte abdominal. O tratamento da lesão, inclusive, já vinha sendo realizado nos últimos dias, com o jogador em plena atividade. No último domingo, pela primeira vez após 17 jogos, o atacante ficou na reserva com o técnico Oswaldo de Oliveira.

"Fizemos esse tratamento sem ninguém perceber. Ele melhorou muito, mas a dor nunca zerou. Só que ele voltava a jogar e voltava a doer. Chegou no ponto em que a dor dele causava uma impotência profissional nele. A gente foi pontuando com ele todas as semanas isso. Tomamos a decisão de conversar, e afastar ele durante um tempo", explicou Zogaib.

Damião foi contratado pelo Santos com ajuda do fundo Doyen e custou cerca de R$ 42 milhões. Em 17 jogos, fez apenas 5 gols.

Ricardo Saibun/Divulgação SantosFC
Leandro Damião cabeceia bola durante jogo contra a Ponte Preta
Leandro Damião cabeceia bola durante jogo contra a Ponte Preta

Endereço da página: