Folha de S. Paulo


Goleiro avança, pega pênalti e Sevilla conquista a Liga Europa

O Sevilla conquistou seu terceiro título da Liga Europa nesta quarta-feira, depois de derrotar o Benfica na disputa de pênaltis por4 a 2, depois do empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, no Juventus Stadium, em Turim, na Itália.

Na decisão, o goleiro Beto, do Sevilla, defendeu as cobranças de Rodrigo e Óscar Cardozo, após avançar muito, saindo da linha antes do chute –o que é irregular. Porém, o juiz validou os lances.

Com o revés, o time português mantém um jejum de 52 anos sem conquistas europeias.

A equipe espanhola havia sido bicampeã nas temporadas de 2005/2006 e 2006/2007, quando a competição ainda recebia o nome de Copa da Uefa.

Bicampeão da Copa dos Campeões em 61 e 62, quando Eusébio era o craque da equipe, o Benfica disputou e perdeu as oito finais europeias seguintes, incluindo a final da Liga Europa do ano passado, quando foi superado pelo Chelsea, e a deste ano.

O JOGO

A partida teve um início muito truncado. Com quinze minutos, Fazio e Moreno, dois dos quatro defensores do Sevilla, já estavam com cartão amarelo.

A primeira etapa apresentou muitas faltas em comparação com a média europeia. O jogo foi parado 23 vezes, após 12 faltas do Benfica e 11 do Sevilla.

O destaque do Sevilla era Rakitic, titular da seleção croata e responsável por abastecer o ataque liderado por Carlos Bacca, convocado para a seleção da Colômbia.

Somente nos últimos minutos do primeiro tempo houve mais futebol. O Benfica pressionou bastante, mas parou nas defesas do goleiro Beto.

A segunda etapa já começou mais aberta. Nos primeiros dez minutos houve uma chance clara de gol para cada lado, com Lima para o Benfica e Reyes para o Sevilla.

Após a pressão inicial, o jogo voltou a ficar a apresentar um ritmo mais lento, e só voltou a ficar emocionante no final da segunda etapa, com boas chances para o Benfica, com Lima e Garay.

A prorrogação foi muito disputada. Apesar do domínio do Benfica, a melhor oportunidade de fazer o gol do título foi do Sevilla, aos 10min do primeiro tempo. Carlos Bacca invadiu a área após passe de Rakitic, tirou do goleiro e a bola passou rente à trave direita.

Na decisão por pênaltis, melhor para o time espanhol.


Endereço da página:

Links no texto: