Folha de S. Paulo


F-1 vê cenário raro com só três vencedores em um ano

A superioridade de Sebastian Vettel e seu Red Bull no ano passado e o domínio absoluto da Mercedes neste início de ano fizeram com que um cenário raro na F-1 voltasse a se repetir pela primeira vez em 26 anos.

Depois que Fernando Alonso venceu o GP da Espanha do ano passado, há um ano, apenas três pilotos venceram corridas.

Além de Vettel, que no ano passado somou 11 triunfos depois da etapa em Barcelona, somente Nico Rosberg e Lewis Hamilton subiram no posto mais alto do pódio.

Hamilton, que lidera o Mundial deste ano após conquistar sua quarta vitória seguida no último domingo, na Espanha, ganhou o GP da Hungria no ano passado.

Albert Gea/Reuters
O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, durante um treino na Espanha
O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, durante um treino na Espanha

Já seu companheiro de Mercedes, Rosberg, triunfou em Mônaco e na Inglaterra em 2013.

A última vez que apenas três pilotos haviam se revezado no alto do pódio em um período de 12 meses havia sido entre 1987 e 1988.

Naquela ocasião, Gerhard Berger venceu as duas últimas corridas do Mundial de 1987, no Japão e na Austrália.

Na temporada seguinte, o austríaco ganhou as companhias de Ayrton Senna e Alain Prost.

Em 1988, no entanto, Berger venceu apenas uma corrida. Senna ganhou oito e Prost, seu companheiro de McLaren à época, ganhou sete etapas.

Mas a superioridade da Mercedes neste ano, que venceu as cinco etapas já disputadas, liderou todas as voltas e cravou as cinco poles, já começa a "incomodar" Hamilton.

"Eu espero que a concorrência diminua um pouco a desvantagem para nós. Eu preciso de competição", afirmou o inglês na terça-feira em Barcelona após participar do primeiro dia de testes no circuito catalão.

"No começo deste ano eu e Nico disparamos na frente dos outros, mas não imagino que isso vá se repetir em Mônaco", completou o piloto da Mercedes sobre a próxima etapa do Mundial, no dia 25.


Endereço da página: