Folha de S. Paulo


Senna foi o melhor piloto de F-1 para 77% dos paulistanos, diz Datafolha

Ayrton Senna, cuja morte no GP de San Marino completa hoje 20 anos, é para 77% dos paulistanos o melhor piloto de F-1 da história, revela pesquisa Datafolha.

O tricampeão supera, de longe, na preferência dos pesquisados, o alemão Michael Schumacher (9%), piloto mais laureado do que o paulistano, com quatro títulos a mais no currículo.

Os outros pilotos brasileiros citados na pesquisa estimulada aparecem cada um com apenas 1% da preferência: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Felipe Massa e Rubens Barrichello.

"Quando se pergunta quem foi o melhor piloto, entra em cena o fator emocional. Trata-se de uma avaliação subjetiva", argumenta Marcos Paulino, diretor do Datafolha Instituto de Pesquisa.

"Quem não lembra dele [Senna] carregando a bandeira do Brasil no dia em que a seleção perdeu a Copa? E daquela corrida heroica em Interlagos [em 91], em que ao final ele saiu carregado? Claro, conta muito a paixão esportiva, o fato de ele ser brasileiro".

Até mesmo na geração que não chegou a acompanhar suas corridas aos domingos, na faixa que tem hoje entre 16 e 24 anos, Senna (70%) é apontado como o melhor piloto de F-1. Schumacher (8%) e Massa (4%) e Barrichello (1%) também são citados.

Curiosamente, esta faixa nem sequer cita Piquet ou Fittipaldi.

A preferência pelo piloto paulista se repete nas demais faixas de idade, renda e escolaridade. Até entre quem tem mais de 60 anos (74%) e teve a chance de acompanhar as carreiras de Fittipaldi e Piquet e quem tem nível superior (80%) de escolaridade.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: