Folha de S. Paulo


Emerson marca na estreia, e Botafogo busca empate contra Inter

Vitor Silva/Divulgação/SSPress
Emerson arranca com a bola durante empate contra Inter
Emerson arranca com a bola durante empate contra Inter

O Botafogo foi valente e mostrou força neste domingo no Maracanã, diante do Internacional, que abriu 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Rafael Moura. O time carioca voltou diferente para a etapa complementar e contou com um Emerson inspirado para arrancar um empate por 2 a 2. O atacante marcou o primeiro e cruzou na medida para Zeballos dar números finais à partida.

Com o resultado, o Botafogo soma seu primeiro ponto no Campeonato Brasileiro e pula para a 16ª colocação, amenizando a crise vivida em General Severiano. Já o Internacional, chega aos quatro pontos, e sobe para a 3ª posição.

Assim como a fase do time, o público não era dos melhores no Maracanã. Pouco criativo, o Botafogo não conseguia oferecer perigo ao Internacional, que, por sua vez, tinha toque de bola insinuante. Emerson fazia sua estreia e demonstrava uma disposição muito grande. Mas a bola não chegava no ataque. Na única que vez em que a teve nos pés, sofreu falta, cobrada com perigo por Jorge Wagner.

O problema é que o Internacional tem muita qualidade. Willians inverteu a bola para Aránguiz. O chileno não esperou a bola quicar. No domínio, ele driblou Julio Cesar pela esquerda e cruzou na medida para Rafael Moura completar de cabeça para o gol: 1 a 0. Após o lance, o lateral esquerdo foi vaiado pela torcida a cada toque na bola.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Após o gol, o Botafogo passou a ficar ainda mais com a posse de bola, mas sem criar grandes chances. E ainda por cima ficou mais exposto aos contra-ataques do Internacional, que saía com muita velocidade com a bola nos pés. Emerson, Zeballos e Lodeiro estavam muito isolados e tinham que encarar no mínimo cinco marcadores adversários.

A melhor chance do Botafogo veio aos 32min. Jorge Wagner deu belo passe para Lucas, que recebeu dentro da área e tocou por cobertura. A bola até encobriu Dida, mas saiu pela linha de fundo. Para castigar o Botafogo, o Inter ampliou na sequência. Valdívia aproveitou a bobeada da defesa e cruzou na medida para Rafael Moura, mais uma vez, estufar as redes: 2 a 0.

O segundo gol minou o Botafogo, que ficou atordoado e próximo de levar o terceiro até o fim do primeiro tempo. O time voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Julio Cesar e Jorge Wagner foram sacados para as entradas de Junior César e Daniel, respectivamente.

E os primeiros minutos foram animadores. Com mais disposição, o Botafogo partiu para cima e só não diminuiu porque o astro do time, Emerson, perdeu gol dentro da área. Mesmo sem fazer uma grande partida, o Botafogo aproveitou bobeada do Internacional para diminuir. E justamente com Emerson. O atacante completou cruzamento de Lucas e, de cabeça, descontou: 2 a 1.

O gol animou o Botafogo e sua torcida e o time passou a pressionar o Inter em busca do empate. E ele veio aos 29min. Edilson, jogando de volante, encontrou Emerson pela direita, que cruzou na medida para Zeballos finalizar: 2 a 2.

Após o empate, o Botafogo diminuiu o ritmo para não se expor tanto, já que o Inter voltou a atacar, o que não ocorreu durante todo o segundo tempo. O jogo ficou franco, com boas oportunidades para ambos os lados, mas o placar não mais mexeu. Empate com gostinho de vitória para a equipe carioca.


Endereço da página:

Links no texto: