Folha de S. Paulo


Na primeira prova pós-aposentadoria, Phelps vai à final com o melhor tempo

Joe Camporeale/USA TODAY Sports
Michael Phelps compete na prova dos 100 m borboleta nos Estados Unidos
Michael Phelps compete na prova dos 100 m borboleta nos Estados Unidos

Michael Phelps voltou a nadar oficialmente na tarde desta quinta-feira, no GP de Mesa, no Arizona (EUA). Se não repetiu os melhores tempos da carreira, também não decepcionou.

O nadador norte-americano disputou as eliminatórias dos 100 m borboleta e avançou para a final na primeira posição, com a marca de 52s84, que nem sequer fica entre as 20 melhores da temporada.

As medalhas serão definidas a partir de 21h (de Brasília, com transmissão do SporTV). Na decisão, ele deve nadar lado a lado com seu maior rival, Ryan Lochte, que se classificou com o segundo melhor tempo (52s94).

Phelps foi tricampeão olímpico da prova entre Atenas-2004 e Londres-2012. Ele também detém o recorde mundial da distância (49s82).

Após os Jogos Olímpicos de Londres, Phelps ficou 20 meses aposentado. Anunciou sua volta às competições neste mês, e enfatizou que ainda não pensa na Olimpíada do Rio-2016.

Em Mesa, o nadador competiria em princípio em outras duas provas além dos 100 m borboleta: os 50 m livre e os 100 m livre. Ele, no entanto, abriu mão dos 100 m livre.

A participação nos 50 m livre, que ocorrerá nesta sexta-feira, está condicionada ao desempenho nos 100 m borboleta.


Endereço da página: