Folha de S. Paulo


Vettel diz que Red Bull avançou mas ainda está atrás da Mercedes na China

Até aqui não foi o começo de temporada que a Red Bull imaginava. Campeã do Mundial de Construtores e de Pilotos, com Sebastian Vettel, nos últimos quatro anos, a equipe amarga seu pior início de ano desde 2008, quando ainda engatinhava na F-1 e não havia conquistado nenhuma vitória na categoria.

E foi justamente na China, cenário da quarta etapa do Mundial deste ano, que será disputada na madrugada deste domingo, que a equipe deu início a sua ascensão meteórica. A vitória de Vettel em 2009 foi apenas a primeira de outras 46 que se seguiram até o GP Brasil do ano passado.

De lá para cá, porém, os maus resultados se acumulam. Em três corridas, foram apenas 35 pontos. E o melhor resultado, o segundo lugar de Daniel Ricciardo no GP da Austrália, impugnado depois que a FIA detectou irregularidades no sensor do fluxo de combustível de seu RB10.

Decisão que a entidade que comanda o automobilismo confirmou na última terça.

Com tantos problemas, o time chegou a Xangai disposto a tentar um "recomeço" para o Mundial deste ano. A primeira oportunidade para isso será na próxima madrugada, a partir das 3h (de Brasília), quando será realizado o treino que define o grid de largada da prova do domingo.

Uma boa colocação pode ajudar a equipe a tentar se aproximar da Mercedes, favorita absoluta para este final de semana e dona de todas as vitórias e poles até agora.

"Acho que aprendemos algumas coisas no final de semana do GP do Bahrein e nos testes que fizemos logo depois. Espero que a gente tenha de fato melhorado. Provavelmente não seremos os melhores, mas tomara que sejamos os segundos", disse Ricciardo.

Já seu companheiro de garagem adotou um discurso um pouco mais cauteloso.

"Temos que ser realistas e saber que nas primeiras corridas estávamos muito atrás da Mercedes, cerca de um segundo. Acho que demos um passo à frente com os testes do Bahrein, mas para mim seria uma mega surpresa se aqui na China a gente estivesse de repente perto deles", afirmou Vettel, que ocupa o sexto lugar no campeonato.

"Sinceramente, se nós conseguirmos estar entre os cinco primeiros acho que está bom para o que temos neste momento", completou o piloto da Red Bull, que venceu na China apenas em 2009.

NA TV
Treino de classificação para o GP da China
3h Globo


Endereço da página:

Links no texto: