Folha de S. Paulo


Ituano é o 1º clube do interior a ser bicampeão paulista

Com o título conquistado nos pênaltis neste domingo, o Ituano se sagrou o primeiro clube do interior a ser bicampeão paulista.

A equipe de Itu sagrou-se campeã no Pacaembu após ter perdido para o Santos por 1 a 0 no tempo normal e vencer por 7 a 6 nas penalidades. No primeiro jogo, a equipe fora da Capital havia vencido por 1 a 0.

O primeiro título estadual do Ituano aconteceu em 2002. Na oportunidade, a competição não reuniu as equipes do Estado que disputava o Torneio Rio-São Paulo: Corinthians, Guarani, Palmeiras, Paulista (Etti Jundiaí), Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo.

Os outros campeões estaduais do interior foram a Inter de Limeira (1986) e o Bragantino (1990). O São Caetano é o outro clube fora da capital que foi campeão paulista (2004).

Nas últimas temporadas, o Ituano brigou para fugir do rebaixamento. Em 2013, o clube se salvou da degola com um gol marcado nos acréscimos do segundo tempo em uma vitória contra o Palmeiras. O clube terminou em 14º lugar com 20 pontos.

Em 2012, o time repetiu o desempenho e somou dois pontos a mais que a Portuguesa, primeiro clube na zona de rebaixamento. Em 2011, a equipe foi a 16ª colocada e se livrou da queda no saldo de gols -o São Bernardo foi o rebaixado.

Em 2010, ficou em 13º lugar, mas somou apenas três pontos a mais que o Rio Claro, que caiu para a Série A2. Um ano antes, o Ituano somou 20 pontos, contra 19 do Guaratinguetá, que foi rebaixado.


Endereço da página:

Links no texto: