Folha de S. Paulo


Vasco pode ser 1º time da Série B a ser campeão no Rio

Nem o reencontro do meia Douglas, ex-Corinthians, com o bom futebol, nem a volta do técnico Adilson Batista ao grande centro do futebol brasileiro, muito menos os 11 anos que o clube tem na fila pelo título do Estadual do Rio de Janeiro.

Se for campeão sobre o rival Flamengo no próximo domingo, o Vasco realizará um feito muito maior que todos esses, de ser a primeira equipe a ser campeã estadual sem estar presente na elite nacional no momento do título.

Isso porque o time de São Januário, após o rebaixamento na temporada passada, vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro no segundo semestre deste ano, posto que nenhum elenco do Rio ocupava quando levantou a taça regional.

O levantamento tomou como base os campeões no Rio de Janeiro desde 1971, quando teve início o Campeonato Brasileiro. E, desde então, todos os vencedores figuravam na Série A do Nacional do mesmo ano.

Nelson Perez/Fluminense F.C.
Lance do jogo entre Vasco e Fluminense no Maracanã
Lance do jogo entre Vasco e Fluminense no Maracanã

Se vencer, os vascaínos também vão diminuir a grande diferença de títulos estaduais em relação ao rival da Gávea. O Flamengo já conquistou a competição por 32 vezes, bem acima das 22 que o Vasco tem antes da final.

Já o Fluminense tem 31, enquanto o Botafogo acumula somente 20. América, com sete, Bangu, com dois, São Cristóvão e o extinto Paissandu, com um, completam a lista dos campeões em toda a história do Estadual do Rio.

No primeiro jogo, houve empate por 1 a 1. O resultado manteve a vantagem do Flamengo de ser campeão com dois empates, fruto da melhor campanha na 1ª fase. O Vasco precisa ganhar para ficar com o troféu.


Endereço da página: