Folha de S. Paulo


Flamengo perde em La Paz e cai para a lanterna da chave na Libertadores

O Flamengo sentiu as dificuldades de se jogar a 3.660 metros acima do nível do mar e foi derrotado por 1 a 0 pelo Bolívar, na noite desta quarta-feira, em La Paz, e se complicou no Grupo 7 da Libertadores.

Com o revés, a equipe carioca caiu para a lanterna da chave ao ficar com quatro pontos. O líder é o Léon, do México, que chegou aos sete. Restam duas rodadas e o próximo jogo dos flamenguistas é no Equador, contra o segundo colocado Emelec.

Uma infelicidade do zagueiro Samir logo aos 4 minutos de jogo mostrou que a jornada flamenguista na Bolívia não seria das melhores. Quando tinha a posse de bola dentro da sua grande área, o camisa 4 da equipe carioca escorregou e logo em seguida derrubou o atacante Ferreira, do Bolívar.

Na cobrança do pênalti, o atacante Arce, que teve passagem pelo Corinthians, chutou no alto e no meio do gol e abriu o placar em La Paz.

Com a vantagem no marcador, o time boliviano ficou com o jogo a seu caráter: contra-ataques rápidos, chutes de longe e cruzamentos desde a intermediária para aproveitar o ar rarefeito e dificultar as ações da defesa e do goleiro do Flamengo.

Desta maneira, os donos da casa quase chegaram ao segundo gol em algumas oportunidades, mas ora Felipe ora os erros nos arremates evitaram que o Bolívar ampliasse o placar antes do intervalo.

Já o Flamengo, postado no 4-2-3-1, tinha as suas linhas de marcação muito distantes entre si, e o ataque, com pouca mobilidade, era presa fácil do adversário. O técnico Jayme de Almeida, então, promoveu a entrada de Paulinho no lugar de Gabriel no segundo tempo.

A mudança fez o time brasileiro melhorar a postura na partida, impor mais velocidade e diminuir as jogadas de bola longa do adversário. Mesmo assim, não foi suficiente para os flamenguistas chegarem ao empate.


Endereço da página:

Links no texto: