Folha de S. Paulo


Futsal, vela e ginástica deixam Brasil perto de cem ouros no Sul-Americano

Com pódios na vela, futsal, maratona aquática e ginástica rítmica nesta segunda-feira, o Brasil se aproximou da marca de 100 medalhas de ouro e se consolidou-se como líder do quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile.

O país terminou o dia com 232 medalhas, das quais 98 de ouro, 64 de prata e 70 de bronze. A Colômbia (157 conquistas, 50 ouros) e a Argentina (146, 44) vêm logo atrás.

Ainda restam competições de quatro esportes nesta terça-feira, último dia de disputas: taekwondo, boxe, ginástica rítmica e tiro esportivo. O Brasil, porém, já se garantiu como campeão dos Jogos.

É apenas a segunda vez em dez edições do evento que o time nacional lidera o quadro de medalhas. A outra foi em 2002, quando os Jogos foram realizados em Belém (PA).

Nesta segunda-feira, o país começou o dia com um ouro na maratona aquática. Na prova de revezamento misto 3 km, realizada em Valparaíso, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Diogo Villarinho completaram o percurso em 34min05s29, à frente de Equador e Chile. Allan já havia sido campeão individual dos 10 km no domingo.

Ainda na água, dois ouros vieram da vela. As equipes das classes Snipe (Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling) e J24 (Samuel Albrecht, Frederico Sidou, Alexandre da Silva e Georgia da Silva) triunfaram.

A equipe nacional de futsal, atual bicampeã mundial, não conseguiu sequer uma goleada, mas chegou ao título com cinco vitórias consecutivas. Nesta segunda-feira à noite, amealhou o ouro ao vencer o Chile por 2 a 0.

Outro esporte que chegou ao topo do pódio foi a esgrima, e duas vezes. As conquistas vieram com os times feminino (espada), contra a Venezuela, e masculino (florete), contra os anfitriões.

Washington Alves - 17.mar.2014/Divulgação/Inovafoto/COB
Equipe brasileira feminina de esgrima comemora a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos
Equipe brasileira feminina de esgrima comemora a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos

O repórter PAULO ROBERTO CONDE viaja a convite do Comitê Olímpico Brasileiro


Endereço da página: