Folha de S. Paulo


Seleção de Kosovo faz seu primeiro amistoso com aval da Fifa

Entre tantas bandeiras estendidas pelos jogadores do Bayern de Munique na comemoração pela conquista da Liga dos Campeões da Europa, em maio do ano passado, uma chamava a atenção.

Xherdan Shaqiri, 21, carregava nas costas um estandarte dividido. De um lado, o vermelho com uma cruz branca no centro da Suíça. Do outro, o azul com um mapa amarelo e estrelas brancas característico de Kosovo.

Por enquanto, o meia veste vermelho. Shaqiri é um dos principais nomes do time suíço que jogará a Copa no Brasil.

Mas sua camisa pode estar prestes a mudar de cor.

Armend Nimani - 4.mar.2014/AFP
Jogadores da seleção de Kosovo treinam para duelo contra o Haiti
Jogadores da seleção de Kosovo treinam para duelo contra o Haiti

Kosovo recebeu aval da Fifa em janeiro para começar a disputar amistosos contra outras seleções filiadas à entidade. A ação é considerada um primeiro passo rumo ao reconhecimento de sua federação como um órgão separado da associação da Sérvia.

A estreia está marcada para esta quarta-feira: um amistoso em Mitrovica contra o Haiti.

O plano kosovar é se tornar um filiado da Fifa a tempo de disputar as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

"Ainda há muitos problemas para pensarmos até o Mundial na Rússia. Há questões pendentes com a Uefa que ainda precisaremos resolver", diz o presidente da federação local, Fadil Vokrri.

O processo para que Kosovo seja aceito pela Fifa passa pela aprovação anterior de sua federação como filiada da entidade europeia. No entanto, o presidente da Uefa, Michel Platini, tem se posicionado contra a inclusão do país devido a acordos políticos costurados com a Sérvia.

Ex-província da Iugoslávia, Kosovo declarou independência em 2008. O país é reconhecido pelos EUA, mas não pela Sérvia. Rússia, Espanha e Brasil também não o aceitam.

Só a Suíça deve levar ao Mundial três atletas de Kosovo. A Albânia tem mais de meia seleção com origem kosovar. Se Kosovo for reconhecida como seleção, eles poderão decidir qual país defender.


Endereço da página: