Folha de S. Paulo


Ganso sai do banco e ajuda São Paulo a encerrar jejum fora de casa

Mesmo começando novamente no banco de reservas, o meia Ganso teve participação direta na vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o XV de Piracicaba, nesta quarta-feira, em duelo válido pela 11ª rodada.

O camisa 10 entrou no segundo tempo e ajudou, com duas jogadas, a equipe do Morumbi a vencer o primeiro jogo fora de casa neste Estadual. Até então, os são-paulinos haviam sido derrotados duas vezes e empatado uma quando atuaram longe de seus domínios.

A vitória, no entanto, não deu a liderança do Grupo A do Estadual ao time são-paulino, que chegou aos mesmos 18 pontos do líder Penapolense, que ainda joga nesta semana e é melhor nos critérios de desempate.

A novidade do técnico Muricy Ramalho para o jogo foi a mudança do então lateral direito Luis Ricardo para o setor do meio de campo, como um dos três meias no 4-2-3-1 são-paulino, deixando Douglas na função mais defensiva.

Rubens Chiri/Divulgação/saopaulofc.net
Ganso toca na bola na vitória do São Paulo sobre o XV de Piracicaba
Ganso toca na bola na vitória do São Paulo sobre o XV de Piracicaba

A troca fez bem ao jogo coletivo do time, pois o camisa 27 se aproximava de Luis Fabiano e entrava com frequência na área adversária. Em uma delas, fez o gol aos 12 minutos.

No entanto, o ex-jogador da Portuguesa viu o atacante Cafu abrir o placar para o XV de Piracicaba logo aos 2, após cobrança de escanteio.

Mesmo com a igualdade no marcador, a equipe do Morumbi foi melhor na etapa inicial, mantinha a posse de bola no campo de ataque e rondava o gol adversário. Além disso, tinha uma postura bastante agressiva sem a bola, optando sempre por marcar pressão na saída de bola do adversário.

Em uma dessas ações ofensivas, o São Paulo quase virou o placar se não fosse o goleiro Mateus, quando Osvaldo deu belo passe para Pabon, que chutou para defesa arrojada do goleiro do time do interior.

Mas, o time são-paulino também cometia erros. Ficou vulnerável aos contra-ataques dos donos da casa que, na maioria das oportunidades, impunham velocidade pelo lado direito do ataque quando roubavam a bola na sua defesa. A igualdade até os vestiários acabou sendo justa.

O cenário se inverteu no começo da etapa inicial. Era o XV de Piracicaba que tinha mais posse de bola ofensiva e ameaçava o gol defendido por Rogério Ceni.

Muricy, então, promoveu as entrada de Ganso no lugar de Luis Ricardo. Com a alteração, o camisa 10 são-paulino voltou a ocupar a faixa central do meio de campo, enquanto Pabon foi deslocado para ocupar o lado direito do setor de criação da equipe.

E, desta forma, saiu o gol da virada. Ganso recebeu a bola sem marcação na intermediária e deu belo passe em profundidade para Luis Fabiano, que chutou na saída do goleiro rival e virou o placar para os visitantes.

Aos 41, novamente Ganso deu uma assistência para o camisa 9, que foi derrubado dentro da área. Na cobrança do pênalti, o colombiano Pabon chutou forte e rasteiro no canto direito do goleiro Mateus e selou a primeira vitória do time fora de casa.


Endereço da página:

Links no texto: