Folha de S. Paulo


Após episódio Tinga, Cruzeiro goleia chilenos e lidera grupo da Libertadores

Após a derrota na sua estreia da Libertadores, em jogo que ficou marcado pelos atos de racismo da torcida do Real Garcilaso contra o volante Tinga, o Cruzeiro goleou a Universidad do Chile por 5 a 1, nesta terça-feira, no Mineirão, pela 2ª rodada do Grupo 5 do torneio.

A primeira vitória da equipe mineira na competição teve como destaque o meia Ricardo Goulart, autor de três dos cinco gols do time no confronto.

Com o resultado, o Cruzeiro embolou a chave ao chegar aos três pontos, na primeira colocação, já que supera nos critérios de desempate o uruguaio Defensor. Já a Universidad do Chile também ficou com três, na lanterna, mesma pontuação dos peruanos, que permaneceram no terceiro lugar.

Armado no 4-2-3-1, com Éverton Ribeiro (pela direita), Ricardo Goulart (pelo centro) e Dagoberto (pela esquerda) formando a linha dos três meias, com Marcelo Moreno mais à frente, o Cruzeiro consegui abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo graças à velocidade que estes jogadores do ataque conseguiram impor sobre a defesa chilena.

No entanto, com a forte marcação adversária, o time mineiro demorou a vazar o goleiro Johnny Herrera só chegou ao primeiro gol aos 33 minutos, quando Dagoberto deu belo passe em profundidade para Ricardo Goulart, que deu um carrinho já na grande área e conseguiu desviar a bola para as redes.

Já os outros dois aconteceram em um curto prazo de tempo. Aos 38, Ricardo Goulart recebeu lançamento na grande área e cruzou para Dagoberto que, de peito, completou para o gol.

Minutos depois, após cobrança de escanteio, novamente Ricardo Goulart aproveitou um desvio na altura da primeira trave e fez o seu segundo gol na partida, o terceiro da equipe mineira.

Mesmo com a boa vantagem no placar, o time cruzeirense não diminuiu o ritmo no começo de segundo tempo e buscava o quarto gol. O técnico Marcelo Oliveira ainda promoveu a entrada de Willian no lugar de Marcelo Moreno para dar mais movimentação no ataque.

Mas, quem chegou ao gol foi a Universidad do Chile. Aos 20 minutos, o time chileno se aproveitou de descuido da defesa cruzeirense e descontou com Lorenzetti, que tocou por cima na saída do goleiro Fábio.

O susto abalou um pouco os donos da casa, que começaram a cometer erros nos passes e na marcação, o que levou os visitantes ameaçarem o gol defendido por Fábio em algumas oportunidades.

Mas, Ricardo Goulart mostrou que estava em um dia inspirado. Aos 39min, após cobrança de escanteio, o camisa 28 do Cruzeiro pegou sobra de bola e fez o seu terceiro.

Aos 44 minutos, em rápido contra-ataque, Willian recebeu passe na entrada da área e chutou rasteiro para selar a goleada.


Endereço da página:

Links no texto: