Folha de S. Paulo


No sufoco e com gol de Damião, Santos bate vice-lanterna do Paulista

Um novo goleador deu o ar da graça à torcida do Santos. Mas foi um velho salvador quem garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Sorocaba nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

O atacante Leandro Damião, no seu quarto jogo, fez seu primeiro gol pela equipe santista, Danilo Alves empatou para os visitantes, e o polivalente Cícero, aos 45 mim, fechou o placar.

Ricardo Saibun/Divulgação/Santos FC
O atacante Leandro Damião durante vitória do Santos sobre o Atlético Sorocaba
O atacante Leandro Damião durante vitória do Santos sobre o Atlético Sorocaba

O time do litoral lidera o Grupo C com 22 pontos, sete de vantagem em relação à segunda colocada Ponte Preta. O clube sorocabano é último do Grupo A, com cinco, a três do quarto colocado Comercial.

Após 15 rodadas, se classificarão ao mata-mata duas equipes de cada um dos quatro grupos de cinco integrantes.

Domingo, Santos e São Paulo jogam clássico no Morumbi. O Atlético Sorocaba encara em Jundiaí o Paulista, que ostenta o pior desempenho do torneio.

O JOGO

Em relação aos titulares santistas que perderam a invencibilidade na goleada por 4 a 1 diante do Penapolense, houve duas mudanças por causa de suspensão automática.

O zagueiro Jubal substituiu Gustavo Henrique, e o volante Leandrinho entrou no lugar de Alan Santos.

Dono da segunda melhor campanha do Estadual, atrás apenas do Palmeiras, o time mandou no primeiro tempo contra o vice-lanterna, mas lhe faltava contundência.

Ainda assim, o goleiro Deola, ex-Palmeiras, salvou os visitantes em uma cabeçada de Damião e duas de Cícero.

Apesar da ótima presença ofensiva, Cícero foi recuado para o segundo tempo, com a substituição do volante Leandrinho pelo atacante Gabriel.

Logo a 1 min, Damião alterou o placar. Livre na segunda trave, cabeceou com precisão, aproveitando cruzamento de Cicinho mal desviado por Geuvânio.

O Atlético Sorocaba, que quase não ameaçou a meta santista no primeiro tempo, deu um susto com jogada individual do meia Douglas Packer.

A equipe da casa passou a desperdiçar chances e sofreu o empate aos 25 min. Danilo Alves recebeu a bola na meia-lua, escapou do zagueiro Neto e chutou, o desvio enganou o goleiro Aranha.

Logo em seguida, quase aconteceu a surpreendente virada. Em vacilo de Arouca num contragolpe sorocabano, Ivan driblou Aranha, mas chutou para fora.

O goleiro evitou outro gol aos 35 min, quando o Santos estava ainda mais exposto a contra-ataques.

Em cruzamento numa cobrança de falta, aos 45 min, Cícero tentou novamente de cabeça e, desta vez, acertou o cantinho para decretar a vitória alvinegra.

Com quatro gols, ele é o artilheiro da equipe no Estadual, ao lado do atacante Gabriel.


Endereço da página:

Links no texto: