Folha de S. Paulo


Williams fecha com a Petrobras após perder estatal da Venezuela

A Petrobras vai voltar a patrocinar a Williams.

Depois de 11 anos juntos (de 1998 a 2008), a estatal de petróleo brasileira fará parceria com a equipe inglesa, mas só a partir de 2015.

Em comunicado, a Williams, que este ano terá pela primeira vez o piloto brasileiro Felipe Massa, disse que a Petrobras passará a trabalhar nos motores a partir do ano que vem.

Até o ano passado, a Williams contou com o dinheiro de outra petrolífera estatal: a venezuelana PDVSA. A empresa deixou o time após o piloto Pastor Maldonado, da Venezuela, ir para a Renault.

O novo acordo prevê também o desenvolvimento de novos combustíveis e lubrificantes com a Mercedes-Benz, que fornece o motor da equipe.

DINHEIRO NO BRASIL

Ao anunciar Massa, a Williams deixou claro que buscaria dinheiro no Brasil.

"Acho que o Brasil é um dos maiores mercados do esporte, então realmente cabe a nós sairmos e comercializarmos Felipe como nosso piloto", disse Claire Williams, vice-diretora do time inglês, em novembro de 2013.

"Estamos operando e buscando patrocínios no mercado brasileiro já há bastante tempo, tivemos grandes parceiros brasileiros no passado. Então vamos ao Brasil ver o que podemos fazer por lá", completou, na ocasião.

Segundo disse nesta terça-feira a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, é uma "boa coincidência" o fato de o brasileiro Felipe Massa ser piloto da equipe. Mas ela acrescentou que isso não foi determinante para a parceria.

A ligação da Williams com o Brasil remonta à época em que o tricampeão Nelson Piquet correu pela equipe. Foi num carro da equipe que Ayrton Senna morreu, e também passaram por ela Rubens Barrichello, Bruno Senna e Antonio Pizzonia.

Recentemente, a Williams anunciou patrocínio com a empresa Oris.

A primeira corrida da temporada 2014 da F-1 começa dia 16 de março, em Melbourne, na Austrália. No total serão 19 provas. A do Brasil (em Interlagos, em São Paulo) será dia 9 de novembro.


Endereço da página:

Links no texto: