Folha de S. Paulo


Lanchonete americana torna-se reduto gastronômico em Sochi

Em janeiro de 1990, a inauguração da primeira lanchonete da rede McDonald's na Rússia, em plena Praça Vermelha, em Moscou, foi motivo de alvoroço. Tratava-se de um símbolo inequívoco da derrocada do socialismo soviético.

Nos Jogos Olímpicos de Sochi, longe de ser um problema, o McDonald's tem sido destino frequente dos atletas e visitantes, pouco interessados na gastronomia local.

Patrocinadora do evento desde os Jogos de Grenoble de 1968, quando, segundo o site oficial do evento, "levou hambúrgueres de avião para atletas americanos que diziam estar com saudades da comida do McDonald's", a rede tem uma lanchonete dentro da sede norte-americana em Sochi e não cobra as refeições dos atletas da delegação.

O esquiador norte-americano Torin Yater-Wallace colocou na internet uma foto em que carrega dez cheesebúrgueres na clássica bandeja vermelha.

Já Shaun White, conhecido multicampeão do snowboard, cuja performance nesta edição foi decepcionante, postou foto de sua primeira ceia nos Jogos: "a comida russa é demais", escreveu, sob imagem em que saboreia o que parece ser o carro-chefe da casa, o Big Mac.

No centro de imprensa, os jornalistas também frequentam a lanchonete, onde compram um "número" - lanche, acompanhamento e bebida - por 250 rublos, aproximadamente R$17. Reclama-se da falta de alternativas na região.

Na praça central de Rosa Khutor, resort de esqui dentro de Sochi, chama atenção a fachada da lanchonete em que se lê McDonald's escrito em cirílico, simbólico do encontro entre o local e o global.

O restaurante é sucesso de público em Sochi, o que se percebe pelas filas que se formam do lado de fora. Filas que fazem lembrar do McDonald's da Praça Vermelha, tido até hoje como um dos mais lotados do mundo.

Reprodução/Twitter/urmotherlovesme
O esquiador norte-americano Torin Yater-Wallace carrega dez cheesebúrgueres do McDonald's
O esquiador norte-americano Torin Yater-Wallace carrega dez cheesebúrgueres do McDonald's

Endereço da página: