Folha de S. Paulo


Brasileiras do bobsled passam bem após acidente com trenó em Sochi

Reprodução
Trenó brasileiro vira durante treino do bobsled em Sochi
Trenó brasileiro vira durante treino do bobsled em Sochi

As brasileiras Fabiana dos Santos (piloto) e Larissa Antunes (reserva da equipe, a titular é Sally Mayara) sofreram um acidente neste domingo durante os treinos do bobsled, na pista olímpica de Sochi, na Rússia.

Apesar do capotamento, as duas atletas deixaram a pista caminhando e passaram apenas por um procedimento médico padrão, informa o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Pouco antes do acidente, ocorrido após 45 segundos de descida, as brasileiras chegaram a cerca de 120 km/k. De cabeça para baixo, elas ainda percorreram a pista que tem 1.500 m por cerca de 20 segundos. Em outro ponto onde a velocidade é medida, mesmo com o trenó tombado, elas chegaram a 99 km/h.

A maior preocupação ficou com a piloto Fabiana, que bateu o pescoço na queda. No entanto, a atleta deixou o incidente sem complicações. 

Exames clínicos e de imagem que não indicaram qualquer tipo de problema, segundo do COB. O que garante a participação da equipe nos Jogos.

"Como está chegando a hora da competição, eu tentei fazer uma linha mais rápida. Errei na curva 11 e o trenó virou, o que é normal em um treino de bobsled. Estou me sentindo bem e a Larissa também. Com certeza vamos competir e competir bem", disse Fabiana.

O acidente aconteceu na saída da curva 11 do Complexo Sanki, em Sochi. Ao todo são 17 curvas. Há trenós que atingem 150 km/h durante a prova que costuma durar menos de 1 min.

O trenó brasileiro acabou subindo demais e perdeu o controle. O capacete de Fabiana se chocou com a lateral da pista, feita de gelo.

Em entrevista ao Sportv, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, Emilio Strapsson, disse que as atletas estão bem.

"Estão tranquilamente bem, não foram para o hospital, seguiram um procedimento padrão. A atleta que virou o trenó passa por uma checagem. Não aconteceu absolutamente nada".

As duas atletas também deram entrevista ao canal e disseram que estão bem.

A dupla brasileira do bobsled compete nos Jogos de Inverno na próxima terça-feira, com duas descidas programadas na pista do Complexo Sanki.

Esta é a primeira vez que o Brasil terá representantes mulheres no bobsled. Fabiana já pilota desde 2003 e atualmente mora no Canadá, mas Sally e Larissa foram escolhidas por meio de seletiva, no início do ano passado.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: