Folha de S. Paulo


Após vexame na Copa América, Brasil é convidado para Mundial de basquete

A seleção brasileira masculina de basquete vai jogar a Copa do Mundo da Espanha, entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro.

Na manhã deste sábado, a Fiba (Federação Internacional de Basquete) confirmou os quatro países que receberam o convite para disputar a competição.

Após reunião em Barcelona, o conselho da entidade anunciou a participação do Brasil –décimo colocado no ranking–, Finlândia (39º), Grécia (5º) e Turquia (7º).

O Brasil precisou pedir convite devido à eliminação na primeira fase da Copa América de Caracas, na Venezuela, no ano passado.

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) já acertou como fará a doação exigida pela Fiba. Parte do 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 2,72 milhões) já foi adiantada. O restante, agora com o convite confirmado, será pago até o segundo semestre de 2015.

Para arcar com os custos do convite, a CBB usará verba dos seus patrocinadores (Nike, Bradesco e TV Globo).

Os contratos com tais empresas possuem bonificação por participação em mundiais e olimpíadas, e este bônus seria usado para cobrir os gastos com o convite.

Além da doação, a Fiba levou em conta na escolha critérios como apoio do governo, situação e popularidade da modalidade no país, entre outras questões.

As quatro equipes convidadas se juntam a Angola, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Croácia, Egito, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Lituânia, Irã, México, Nova Zelândia, Porto Rico, República, Senegal, Sérvia e Ucrânia.

Na segunda-feira, será realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo.


Endereço da página:

Links no texto: