Folha de S. Paulo


Eslovaca bate a 5ª melhor do mundo e encara chinesa na final na Austrália

Grande surpresa do Aberto da Austrália, a eslovaca Dominika Cibulkova, 24ª do ranking, avançou à sua primeira final de Grand Slam ao derrotar a polonesa Agnieszka Radwanska, quinta melhor do mundo, nesta quinta-feira, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2.

Na decisão do torneio australiano, marcada para sábado, Cibulkova vai encarar a chinesa Li Na, quarta do ranking, que bateu a canadense Eugenie Bouchard por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

"Quando eu participei da minha primeira turnê, eu só queria ser uma top 100. Este era o meu sonho e isso mudou muito. É diferente quando você tem 24 anos em relação a 17. Eu estou mais madura", afirmou Cibulkova, que eliminou a russa Maria Sharapova nas oitavas de final da competição.

Na decisão, Cibulkova vai tentar quebrar um tabu: o de nunca ter vencido Li Na. Em quatro partidas disputadas até aqui, a chinesa venceu todas. O último jogo aconteceu em 2013, em Toronto, no Canadá. Li Na venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (1) e 6/2.

"Ela já esteve em muitas finais de Grand Slam, já venceu, e ela sabe como é isso. Eu vou jogar a final e isto para mim é demais. É como um sonho. Vou tentar dar o meu melhor", afirmou Cibulkova.

Li Na já chegou à decisão do Aberto da Austrália duas vezes. A primeira foi em 2011, quando perdeu para a belga Kim Clijsters. A segunda, no ano passado, quando acabou derrotada pela bielorrussa Victoria Azarenka.

A chinesa ostenta um título de Grand Slam: venceu Roland Garros em 2011 ao bater a italiana Francesca Schiavone na final.

"É a terceira vez que estou muito próxima do troféu. Vou tentar não perder desta vez, porque no último ano, na final, eu joguei bem, mas eu só posso dizer que tive azar por perder duas vezes", afirmou Li Na.

Greg Wood/AFP
A eslovaca Dominika Cibulkova comemora vitória sobre a polonesa Agnieszka Radwanska
A eslovaca Dominika Cibulkova comemora vitória sobre a polonesa Agnieszka Radwanska

Endereço da página: