Folha de S. Paulo


Pressão e ameaça por telefone vêm desde dezembro, diz vice da Lusa

O vice jurídico da Portuguesa, Orlando Cordeiro, disse à Folha que a Portuguesa vem sendo pressionada desde dezembro a desistir dos processos para permanecer na Série A. "Estão querendo asfixiar nosso clube em todos os sentidos", disse o dirigente.

Quando questionado se era verdade que pressões e ameaças telefônicas aconteceram, ele se limitou a dizer:

"Sim, é verdade", sem querer dizer os autores dos telefonemas.

A Folha apurou com outros dirigentes do clube que "propostas" foram feitas informalmente para que os cartolas do clube aceitassem a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de rebaixar o time por causa da escalação irregular do meia Héverton, no Campeonato Brasileiro.

Na noite de domingo, a ESPN Brasil revelou que o departamento jurídico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enviou e-mail para a Portuguesa oferecendo R$ 4 milhões de adiantamento pela participação da Série B, a serem pagos em 2015 em dez parcelas de R$ 400 mil. Em troca, o presidente Ilídio Lico teria de assinar documento concordando em desistir de ações na Justiça comum ou desportiva para voltar à Série A.

"Nós recebemos esta proposta, realmente. O sentimento que tenho é de indignação", disse Lico, que havia conversado com o presidente da CBF, José Maria Marin, e solicitado adiantamento de receita para pagar algumas dívidas do clube.

Questionado pela Folha se a CBF teria sido "burra" por colocar "no papel" ofertas que antes eram feitas apenas informalmente, Orlando Cordeiro disse:

"Não acho que seja burra. É que eles acabam subestimando as pessoas", resumiu.

Ele afirma que, na quarta-feira, o documento enviado pela CBF será entregue ao promotor Roberto Senise, do Ministério Público de São Paulo.

Senise havia manifestado interesse em abrir pedido de inquérito para investigar se a decisão do STJD não fere o Estatuto do Torcedor, já que a punição a Héverton não foi publicada no site da CBF, como manda a legislação.


Endereço da página: