Folha de S. Paulo


Mini faz jogo de equipe e domina pódio dos carros do Rali Dacar

Com "virada" na última etapa e certo jogo de equipe, o espanhol Joan Roma e o francês Michel Perin, com um Mini, conquistaram pela primeira vez neste sábado o título do Rali Dacar entre os carros ao terminarem em segundo lugar a 13ª e última etapa, superando os franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, também com um Mini.

O primeiro lugar do trecho deste sábado, entre as cidades chilenas de La Serena e Valparaíso, ficou com o sul-africano Giniel De Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz (Toyota). Roma e Perin ficaram logo atrás, tirando desvantagem de 26 segundos para os então líderes, que haviam assumido a primeira colocação na sexta-feira.

Segundo os organizadores do Dacar, Peterhansel e Cottret pararam seu carro no quilômetro 133 da especial deste sábado. A dupla aguardava Nani e Perin, e também o catariano Nasser Al Attiyah e o espanhol Lucas Cruz, seus companheiros de equipe.

A atitude fez parte da estratégia feita pela Mini para garantir os três primeiros lugares no pódio, deixando o assim o topo do pódio para o espanhol e o francês.

Com a "parada", Peterhansel e Cottret terminaram a etapa na 13ª colocação, a quase oito minutos de De Villiers e Von Zitzewitz, e a seis minutos e quatro segundos de Roma e Perin.

Representantes do Brasil entre os carros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad abandonaram a prova durante a 10ª etapa, em que iniciaram na 14ª colocação geral.

O Rali Dacar começou dia 5 de janeiro e teve 712 inscritos entre motos (174), quadriciclos (40), carros (147) e caminhões (70). Do total, abandonaram 52%.

A prova foi dividida em 13 etapas e teve 9.000 quilômetros e passou por Argentina, Bolívia e Chile.


Endereço da página:

Links no texto: