Folha de S. Paulo


Neymar é eleito o melhor entre os piores do mundo e termina em 5º lugar

Na eleição de melhor jogador do mundo de 2013 promovida pela Fifa, Neymar recebeu votos, basicamente, de representantes de países que estão entre os piores no futebol.

Ele ficou na quinta colocação, atrás, pela ordem decrescente, do português Cristiano Ronaldo, do argentino Messi, do francês Ribéry e do sueco Ibrahimovic.

O eleitorado do atacante brasileiro concentrou-se em países que ocupam as últimas posições no ranking da Fifa, que tem 209 integrantes.

Ele foi votado, por exemplo, por jogadores, treinadores e jornalistas de San Marino (207º), Somália (203º), Eritreia (200º), Samoa Americana (196º), República Democrática do Congo (196º), ilhas Cayman (194º), Ilhas Virgens Norte-Americanas (193º), Brunei (190º), Madagascar (187º), Suazilândia (186º), Bahamas (185º), Vanuatu (180º), Ilhas Salomão (172º), Dominica (167º), Coreia do Norte (138º) e Filipinas (127º).

Entre os 64 jogadores e técnicos que estarão na Copa e participaram da votação, somente cinco optaram por Neymar, como segundo ou terceiro melhor do planeta.

O capitão argentino Messi, seu companheiro no Barcelona, o apontou como terceiro colocado. Outras lembranças vieram de Austrália, Costa Rica e Coreia do Sul.

No ano passado, com a seleção brasileira, Neymar sagrou-se campeão e craque da Copa das Confederações, antes de se transferir ao Barça. Por conta do gol que fez contra o Japão, chegou a concorrer para o gol mais bonito da temporada, mas perdeu para Ibrahimovic.

Na premiação de 2011, após conquistar a Taça Libertadores da América pelo Santos, ficou na décima posição.

O técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, votou, pela ordem, em Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic na eleição da Fifa.

O zagueiro Thiago Silva optou por Messi, Ibrahimovic, seu colega no Paris Saint-Germain, e Cristiano Ronaldo. Foi votado quatro vezes –inclusive como melhor do mundo, pelo capitão de Madagascar e pelo técnico da China.

Além de Neymar, Messi indicou outros parceiros de time: Iniesta, em primeiro, e Xavi.

Cristiano Ronaldo preferiu o colombiano Falcao García, o galês Bale e o alemão Özil.

A partir de uma lista de 23 nomes apontados pela Fifa e especialistas da "France Football", os capitães e os treinadores de 209 seleções e jornalistas de alguns desses países escolhem. Em dezembro, a Fifa divulga os três mais votados, sem revelar a ordem.

Um voto para melhor atleta vale cinco pontos. Para segundo, três. Para terceiro, um.

Clique aqui para ver a lista completa dos votos da Fifa (em PDF).


Endereço da página:

Links no texto: