Folha de S. Paulo


Mourinho chama Eusébio de 'imortal'; Cristiano Ronaldo faz homenagem

Atletas e clubes de futebol de vários países lamentaram a morte do ex-jogador Eusébio da Silva Ferreira, aos 71 anos, que não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

No Twitter, o ídolo português registrava quase 800 publicações por hora, entre eles o do compatriota Cristiano Ronaldo, que postou uma imagem dele abraçado a Eusébio com as mensagens "sempre eterno" e "descanse em paz", em inglês.

O técnico do Chelsea, José Mourinho, lamentou a morte do ex-jogador Eusébio da Silva Ferreira. À rede de televisão "RTP", Mourinho chamou Eusébio de "imortal" e o classifica como "uma das grandes figuras de Portugal."

"Todos sabemos o que ele significa para o futebol e, em especial, para o futebol português", declarou.

Segundo o treinador do Chelsea, Eusébio foi referência por sua visão do futebol, seus valores, seus princípios e suas emoções ao longo da carreira.

"Era de uma geração diferente, mas se quiséssemos estabelecer um paralelo com o futebol de hoje, estaria à altura dos melhores. Se tivesse agora 20 ou 30 anos, teria tido um nível assombroso", assegurou.

Já o ex-jogador Luís Figo escreveu: "O Rei. Grande perda para todos nós. O maior."

Por meio do Instagram, o brasileiro David Luiz publicou uma foto de Eusébio. "Não tive o prazer de te ver jogar, mas tive o prazer de te conhecer e ver que também era especial fora do campo! Que Deus o tenha, amigo! #prasempreEusebio", escreveu.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também se manifestou por meio das redes sociais dizendo que o futebol perdeu uma lenda.

"Mas o lugar de Eusébio entre os maiores nunca lhe será tirado. Eusébio foi um embaixador do futebol. Sua falta será subitamente sentida. Descanse em paz, Pantera Negra", postou Blatter no Twitter.

O francês Michel Platini, presidente da UEFA, afirmou que "mais do que um atleta, [Eusébio] era um homem bom e carismático. Sentiremos saudades."

Ídolo do futebol alemão, Franz Beckenbauer enviou condolências à família, assim como Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG.

CLUBES

Entre os clubes que prestaram homenagem estão os ingleses Arsenal e Chelsea, o italiano Milan, os espanhóis Real Madrid e Barcelona.

No Brasil, São Paulo e Portuguesa lamentaram o ocorrido.

O clube tricolor, campeão em 2013 da Copa Eusébio, publicou uma homenagem ao atleta e relembrou alguns de seus feitos, como os 638 gols marcados em 614 partidas pelo Benfica e os 41 tentos feitos em 64 jogos pela seleção de Portugal, além das conquistas da Liga dos Campeões, em 1961 e 1962, e dos onze títulos nacionais e cinco Taças de Portugal.


Endereço da página:

Links no texto: