Folha de S. Paulo


Ídolo português, Eusébio morre aos 71 anos de parada cardiorrespiratória

Eusébio da Silva Ferreira, considerado um dos maiores jogadores de futebol português da história, morreu neste domingo aos 71 anos devido a uma parada cardiorrespiratória.

O corpo do atacante e ídolo português será levado para o estádio da Luz, do Benfica, em Lisboa, neste domingo às 15h30 (horário de Brasília). O clube português informou que Eusébio tinha como último desejo dar uma volta no estádio da Luz, o que ocorrerá por volta das 13h30 desta segunda (11h30 em Brasília).

Eusébio levava o apelido de "Pantera Negra" e tinha sofrido diversos problemas de saúde desde 2012, quando foi hospitalizado por causa de um derrame cerebral enquanto acompanhava a seleção portuguesa na Eurocopa, na Polônia.

Nascido em 1942 na antiga colônia portuguesa de Moçambique, Eusébio se tornou um símbolo do futebol português, com o qual conquistou o maior sucesso de sua seleção, o terceiro lugar na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, no qual foi o artilheiro, com nove gols.

Naquele Mundial, Eusébio marcou dois gols na vitória de Portugal em cima do Brasil por 3 a 1, que desclassificou a seleção brasileira ainda na fase de grupos. Nas quartas de final, o jogador marcou quatro gols na vitória de Portugal por 5 a 3, após estar perdendo por 3 a 0. Eusébio foi o artilheiro do Mundial com nove gols.

Eusébio atuou durante 15 anos no Benfica. Ele disputou 745 partidas profissionais, tendo marcado 733 vezes. Ele foi o destaque da equipe que conquistou o título da Liga dos Campeões em 1962. Três anos depois, ganhou o título de melhor jogador europeu.

O Benfica publicou uma nota lamentando o falecimento.

"De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o caráter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade", diz o comunicado.

Uma estátua de Eusébio foi construída pelo Benfica, em frente ao estádio da Luz, em Lisboa. Após a notícia de seu falecimento, o local recebeu homenagens de fãs do jogador.

O "Pantera Negra" ainda dá nome a um campeonato promovido pelo clube português, a Copa Eusébio.

A equipe do São Paulo participou do torneio de partida única em agosto do ano passado e foi campeã diante do time da casa.

Com agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: