Folha de S. Paulo


Trabalho do Corinthians foi para 'equilibrar' Renato Augusto em 2014

O Corinthians trabalhou com Renato Augusto em 2013 pensando em 2014. O departamento médico e fisioterapeutas do clube fizeram programação especial para que o meia-atacante não tenha qualquer contratempo físico na temporada que vai começar.

O jogador tem problemas biomecânicos que precisam ser corrigidos, segundo Bruno Mazziotti, fisioterapeuta da equipe. Isso significa desequilíbrio físico e muscular causados por uma série de fatores, como genéticos ou de postura. "Ele nasceu com alguns desses problemas. É como se fosse um carro potente, mas com suspensão e alinhamento desequilibrados, por exemplo", analisa.

Editoria de Arte / Folhapress
Veja as contusões que Renato Augusto sofreu na última temporada
Veja as contusões que Renato Augusto sofreu na última temporada

Assim que chegou ao time paulista, Renato Augusto passou por uma série de exames e testes. Um dos fatores que chamaram a atenção é ele ser mais forte da cintura para cima do que nas pernas.

"Isso existe. Mas não é um fator determinante (para as lesões). A panturrilha, por exemplo, é mais final, mais delgada. É como se ele fosse uma pirâmide invertida", concorda Mazziotti.

Contratado no início do ano passado por R$ 8 milhões, Renato Augusto tem histórico de lesões. No Bayer Leverkusen, da Alemanha, seu clube anterior, jogou apenas 29 vezes em 2012 e teve contusões nos dois joelhos e na coxa direita. Desde que chegou ao Parque São Jorge, teve três problemas físicos. Por causa de um deles, passou por artroscopia no joelho direito.

"O trabalho é para que a gente minimize as lesões do jogador. É dar uma sequência maior ao Renato. A gente sabe que podem acontecer, mas há algumas que podem ser evitadas. Temos confiança de que ele vai atuar bem mais em 2014", completa Mazziotti.

A comissão técnica de Tite havia preparado até mesmo um esquema especial para a pré-temporada do jogador. Em 2013, além da artroscopia, sofreu estiramento na coxa direita e fratura no rosto.

"Ele é um jogador que não pode ter sobrecarga. Trabalhamos com muito cuidado o Renato pensando em 2014", admite o preparador físico Fabio Mahseredjian, que saiu do clube após o último Campeonato Brasileiro.

O elenco corintiano volta a treinar na segunda-feira, ainda sem horário definido, no CT do Parque Ecológico. É quando Mano Menezes deverá ser apresentado como novo técnico.


Endereço da página: