Folha de S. Paulo


Anelka comemora gol no Inglês com gesto antissemita e causa polêmica

O atacante francês Nicolas Anelka, 34, causou polêmica neste sábado ao comemorar o primeiro dos dois gols marcados no empate do West Bromwich com o West Ham por 3 a 3, pela 19ª rodada do Campeonato Inglês.

Ao festejar, Anelka colocou a mão esquerda sobre o ombro direito. A ação foi interpretada por alguns torcedores como a reprodução de um gesto antissemita –aversão aos judeus– popular na França.

Ian Kington/AFP
Anelka (centro) comemora seu primeiro gol pelo West Bromwich com gesto considerado antissemita na França
Anelka (centro) comemora seu primeiro gol pelo West Bromwich com gesto considerado antissemita na França

O gesto foi criado pelo comediante francês Dieudonné M'Bala e foi batizado como "quenelle". O comediante é conhecido por piadas sobre o Holocausto e judeus.

M'bala já foi condenado e multado por "incitação ao ódio racial" por comentários antissemitas em seus shows

A imagem repercutiu de forma negativa na França.

A ministra de Esportes e Juventude da França, Valérie Fourneyron, classificou a comemoração de Anelka como chocante e nojenta no Twitter.

"O gesto de Anelka é uma provocação chocante, nojenta. Não há lugar para antissemitismo e de incitação ao ódio no campo de futebol", publicou Valérie.

Keith Downing, técnico do West Bromwich, disse após a partida que Anelka negou que a comemoração tenha tido esse propósito.

Segundo ele, o jogador não sabia do significado e, ao festejar, tentou fazer uma homenagem a Dieudonné M'Bala, de quem é amigo.

O JOGO

Além do primeiro gol do West Bromwich, Anelka fez o segundo. Saido Berahino fez o terceiro. Joe Cole, Modibo Maiga e Kevin Nolan marcaram para o West Ham.

O time de Anelka tem 18 pontos e está próximo da zona de rebaixamento, enquanto o rival é o vice-lanterna com 15.


Endereço da página:

Links no texto: