Folha de S. Paulo


Renato Gaúcho comandará o Fluminense pela 6ª vez

O Fluminense confirmou Renato Gaúcho como seu novo treinador para a temporada de 2014.

Será a sexta vez em que ele dirigirá o time tricolor.

Em 1996, ainda como jogador, treinou a equipe nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, em que o clube foi rebaixado e escapou do descenso por causa de uma virada de mesa. Voltou como técnico em 2002. Teve mais uma passagem no ano seguinte. Quando retornou, conquistou a Copa do Brasil de 2007 e foi vice-campeão da Taça Libertadores da América de 2008 diante da LDU, do Equador. Seu último trabalho nas Laranjeiras foi em 2009.

No seu site oficial, o Fluminense atribuiu a contratação do treinador a uma "decisão do presidente do clube, Peter Siemsen, em conjunto com a patrocinadora e, com participação decisiva do vice de futebol Ricardo Tenório".

Porém, enquanto Celso Barros, presidente da patrocinadora, a Unimed, preferia Renato, Siemsen pretendia acertar com Ney Franco, quinto colocado do Brasileiro com o Vitória, e Tite, que se despediu do Corinthians depois de ganhar todos os títulos por lá.

Renato não teve seu contrato renovado com o Grêmio neste mês de dezembro, após terminar na vice-liderança da Série A e garantir vaga na Libertadores.

Ex-atacante do Fluminense, ele marcou de barriga o gol do título estadual de 1995 no clássico contra o Flamengo, que comemorava seu centenário naquele ano.

REBAIXAMENTO

Em 2013, o Fluminense foi rebaixado para a Série B, mas tenta permanecer na primeira divisão. Ele participou como parte interessada no julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que puniu a Portuguesa com a perda de quatro pontos por usar irregularmente o meia Héverton na última rodada da competição.

Com a sanção, a Lusa passou a figurar na zona de descenso, e o clube carioca escapou da queda.

Mas o time paulista recorreu da decisão em primeira instância, e o caso será julgado sexta-feira pelo pleno do tribunal.


Endereço da página:

Links no texto: