Folha de S. Paulo


Guardiola supera Telê e se iguala a Bianchi em conquistas de mundiais

O espanhol Pep Guardiola, 42, superou neste sábado o técnico brasileiro Telê Santana ao conquistar o seu terceiro título mundial e se igualou ao argentino Carlos Bianchi.

O brasileiro, já morto, foi bicampeão do torneio em 1992 e 1993 pelo São Paulo.

Além de Telê, Guardiola deixou para trás Helenio Herrera, bicampeão com a Inter de Milão, Arrigo Sacchi, bicampeão com o Milan, Telê Santana, bicampeão com o São Paulo, Lula, bicampeão com o Santos, e Alex Ferguson, bicampeão com o Manchester United.

Guardiola foi campeão nas duas primeiras vezes à frente do Barcelona. Em 2009, ao derrotar o argentino Estudiantes de La Plata, em Abu Dhabi (Emirados Árabes), e em 2011 ao derrotar o Santos, em Yokohama (Japão).

Esse ano, o treinador espanhol herdou o Mundial. Quem comandou o Bayern na Liga dos Campeões foi o alemão Jupp Heynckes, que se aposentou.

ARGENTINO

Enrique Marcarian-19.dez.12/Reuters
O treinador argentino Carlos Bianchi
O treinador argentino Carlos Bianchi

Guardiola igualou ainda o feito do argentino Carlos Bianchi e se tornou o segundo treinador tricampeão mundial.

Bianchi foi campeão mundial no comando do Vélez Sarsfield em 1994 e bicampeão com o Boca Juniors, em 2000 e 2003. As três conquistas aconteceram quando o título era disputado em apenas um duelo (não era organizado pela Fifa).

Outra personalidade do futebol que também tem três títulos mundiais é o ex-zagueiro Paolo Maldini, vencedor em 1989, 1990 e 2007, todas como jogador do Milan.

O Bayern também se tornou tricampeão mundial neste sábado. O time alemão havia conquistado do título mundial em 1976, contra o Cruzeiro, e em 2001, com vitória sobre o Boca Juniors.

Com informações do UOL


Endereço da página:

Links no texto: